Telma Monteiro já recebeu a a medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos Rio2016, correspondente ao terceiro lugar na categoria de -57kg.
Corpo do artigo
Depois de japonesa Kaori Matsumoto, a judoca do Benfica foi a segunda a subir ao pódio, sendo seguida pela mongol Sumiya Dorsjsuren, medalha de prata, e a brasileira Rafael Silva, vencedor da categoria.
Depois, tocou o hino brasileiro e subiram as bandeiras dos países das quatro medalhadas, incluindo a portuguesa, ao lado da 'canarinha'. Portugal conquistou no Brasil a sua 24.ª medalha em Jogos Olímpicos.
A conquista da medalha de bronze demonstra, na opinião de José Garcia, chefe de Missão aos Jogos Olímpicos Rio2016, o exemplo que é a judoca Telma Monteiro e considerou que o bronze conquistado na categoria -57 kg é uma merecida recompensa.
"É fantástico e, particularmente, numa atleta como a Telma. Com o currículo que ela tem, em termos de campeonatos da Europa, campeonatos do Mundo, nos Jogos Europeus, esta era a medalha que lhe faltava e ela merecia. Depois de ter passado o que ela passou este ano, com a operação a que foi submetida, não podia ter melhor recompensa do que esta medalha", disse visivelmente feliz o chefe de Missão.
José Garcia confessou ter-se emocionado quando o combate de Telma Monteiro acabou.
"Quem dos portugueses não se terá emocionado? Todos nós nos emocionámos, porque ela merece. Ela é um exemplo da forma como estar na vida e é um exemplo de atleta. Só devemos estar-lhe gratos e que este exemplo se repercuta na sociedade portuguesa", sublinhou.
O responsável pela delegação portuguesa no Rio2016 acredita que o bronze conquistado pela judoca portuguesa vai inspirar os seus colegas que ainda não competiram.
"Fala-se muito melhor através do exemplo e ela, com esta medalha, é um exemplo. Há quem diga que é a cereja no cimo do bolo. Esta será uma cereja enorme do bolo que é esta missão de atletas excecionais", defendeu.
O ministro da Educação também assumiu que a medalha de bronze conquistada pela judoca Telma Monteiro, na categoria -57 kg dos Jogos Olímpicos do Rio2016, lhe trouxe uma enorme alegria.
"[Vivi] com uma alegria enorme. Eu estava com o amigo José Garcia, chefe de Missão, em tensão verdadeiramente forte, mas acreditando na Telma, uma grande atleta que nos tem habituado, tanto em campeonatos da Europa como do mundo, a lugares cimeiros nos pódios. Assistimos a este combate para a atribuição da medalha de ouro com grande emoção e, depois no fim, com grande alegria", revelou Tiago Brandão Rodrigues.
O responsável pela tutela do Desporto, que em Londres2012 desempenhou o papel de adido da comitiva portuguesa aos Jogos, recordou que quatro anos depois voltou a celebrar uma medalha da missão portuguesa.
"A Telma Monteiro, além de grande atleta, é uma pessoa que nos tem habituado não só desportivamente, mas socialmente, a um compromisso grande. Um referente e exemplo para tantos dos nossos jovens a dar aqui esta alegria aos portugueses", elogiou, destacando também o apoio do público brasileiro no combate de atribuição da medalha de bronze.