Varandas acusa agente de Gyökeres de chantagem: "Jogo que está a fazer só piora situação. Não sai por 60+10 milhões de euros"

Frederico Varandas
Álvaro Isidoro (arquivo)
Presidente do Sporting mostra abertura para negociar, mas garante que ainda não recebeu propostas pelo sueco
Frederico Varandas quis deixar tudo em pratos limpos e esclarecer a situação de Viktor Gyökeres. O presidente leonino deixou avisos ao agente do goleador sueco e garantiu que, para já, ainda não recebeu propostas em Alvalade, apesar de admitir que o avançado pode sair neste mercado.
Depois de nos últimos dias, a imprensa desportiva ter dado conta que a relação entre Gyökeres e o presidente Frederico Varandas está mais tensa por, alegadamente, o Sporting não estar a cumprir a promessa feita entre as duas partes de que o jogador sueco iria poder sair no final da temporada por 60 milhões de euros, mais 10 milhões por objetivos, Frederico Varandas veio negar a existência desse valor fixo.
"O processo começa no ano passado quando terminou a época. Durante o mercado percebemos que o Viktor ia ficar no Sporting porque não tivemos uma única proposta por ele. Quando a época começa, o agente aborda o Hugo Viana várias vezes, a perguntar se podíamos adicionar um extra no contrato se ele fizesse 'x' golos. Dei abertura ao Hugo Viana [diretor-desportivo leonino à época] para negociar, dentro do razoável. Uma das grandes preocupações do agente era saber se para o ano íamos exigir o valor da cláusula de 100 milhões. O Hugo Viana foi negociando com os agentes, ao longo de várias reuniões, até que o próprio agente pediu a presença do presidente para fechar o assunto de vez", começou por explicar o presidente leonino à margem de uma visita ao Museu do Sporting em Leiria.
Frederico Varandas confirmou que reuniu com o agente do jogador, mas sublinha que não definiu nenhum valor para a venda. "Ficou fechado que o Sporting não ia exigir a cláusula de rescisão no final da época seguinte, até porque ele ia fazer 27 anos. Depois, sabíamos o sonho que o Viktor tinha de ir para um clube onde pudesse lutar pela Champions e nós temos bom senso. Garantimos que não íamos exigir os 100 milhões. Nessa reunião, o agente quis ancorar a saída a um valor, falou em 60 milhões, 70 milhões... E eu disse: 'Não vale a pena estarmos a fixar um valor porque não sei o que vai acontecer aqui a um ano, se sofre uma lesão, se faz uma época dececionante... Não vale a pena fixar um valor, não sei se será 40, 60 ou 80. O que posso garantir é que não vou exigir 100 milhões.' A partir daí não voltei a falar com o jogador ou com o agente sobre saídas", prosseguiu.
Mas o líder leonino vai mais longe. Frederico Varandas considera que o agente de Viktor Gyökeres está a querer forçar a saída através de chantagens e, por isso, deixou vários avisos.
"Uma coisa que já deviam era conhecer-me melhor. Ameaças, chantagem e ofensas comigo não funcionam. Posso garantir que o Viktor Gyökeres não sai por 60+10 porque nunca o prometi. Este jogo que o empresário está a fazer só piora a situação. Até hoje o Sporting não teve uma proposta por Viktor Gyökeres, nem hoje, nem na época passada", concluiu.
