Velejador cai à água: "As condições para sobreviver são muito difíceis", admite porta-voz
Jonh Fischer, um britânico de 47 anos que pertence à equipa Scallywag e seguia no mesmo barco do português António Fontes, caiu ao mar por volta das 13h47. "As condições para sobreviver são muito difíceis", admite porta-voz da prova, Rodrigo Moreira Rato.
Corpo do artigo
São poucas as esperanças de encontrar com vida o velejador britânico que caiu esta tarde à água durante uma etapa da Volvo Ocean Race. Apesar deste acontecimento, a prova não será interrompida.
Jonh Fischer, um britânico de 47 anos, pertence à equipa Scallywag e seguia no mesmo barco do português António Fontes. Em declarações à TSF, o porta-voz da prova, Rodrigo Moreira Rato, assumiu que este é um acidente muito grave, devido ao frio e às más condições do mar.
"Houve um acidente pelas 13h47, hora de Lisboa, em que um velejador caiu à água, em condições muito duras, muito vento, chuva. Em algumas situações estavam a apanhar gelo e neve", começa por dizer à TSF Moreira Rato. "A água estava com nove graus, de modo que as condições para sobreviver são muito difíceis. Mais de 30 minutos, uma hora, fica muito difícil..." O episódio deu-se a 1400 quilómetros do Cabo Horn.
TSF\audio\2018\03\noticias\26\moreira_rato_acidente_23h
TSF\audio\2018\03\noticias\26\moreira_rato_prova_continua
Para ajudar nas buscas foi chamado um cargueiro que estava a 600 quilómetros do local do acidente em pleno oceano Pacífico. A Volvo Ocean Race conta ter mais informação nas próximas horas, mas Rodrigo Moreira Rato explica que a prova não será interrompida. "A prova continua, as outras equipas continuam a progredir, até porque não podem parar. A zona onde estão é muito complexa, o mar é muito, muito duro. As condições são muito extremas, está muito frio. Eles têm de prosseguir."
Esta última etapa da prova é de 14 mil quilómetros. Os velejadores saíram de uma ilha a norte da Nova Zelândia e têm como destino o Brasil
TSF\audio\2018\03\noticias\26\moreira_rato_buscas_23h