O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) conquistou, este sábado, a "pole postion" do Grande Prémio de Singapura, 14.ª prova do Mundial de Fórmula 1, que se disputa no domingo no circuito citadino de Marina Bay.
Corpo do artigo
Vettel, que alcançou a sua 11.ª "pole" da temporada e tornou-se o sexto piloto de sempre a conseguir tal feito, arranca da primeira linha, ao lado do seu companheiro de equipa, o australiano Mark Webber, enquanto os dois pilotos da McLaren, os britânicos Jenson Button (3.º) e Lewis Hamilton (4.º), largam da segunda.
Líder do Mundial e na expectativa de festejar o segundo título consecutivo em Singapura, Vettel rodou na terceira sessão de qualificação em 1.44,381 minutos, batendo Webber por mais de três décimos de segundo (1.44,732).
Vencedor de oito das 13 corridas já disputadas, Vettel voltou a mostrar grande superioridade durante a qualificação, registando os melhores tempos nas três sessões.
Button (1.44,804) e Hamilton (1.44,809) andaram ao mesmo nível, enquanto o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), segundo classificado do Mundial e campeão em 2005 e 2006, também rodou no mesmo segundo, mas foi quase meio segundo mais lento do que o alemão.
Alonso, que parte da quinta posição ao lado do brasileiro e companheiro de equipa Felipe Massa, não confirmou para já os seus próprios prognósticos, segundo os quais o circuito de Singapura era aquele em que tinha mais hipóteses de brilhar na parte final da época.
Numa pista estreita, em que as ultrapassagens são difíceis, o asturiano, duas vezes campeão do Mundo, terá uma tarefa complicada.
Na quarta linha vão estar os dois Mercedes, dos alemães Nico Rosberg (7.º) e Michael Schumacher (8.), enquanto os Force India do também germânico Adrian Sutil (9.º) e do britânico Paul Di Resta (10.º) ocuparão as posições seguintes.