Videoárbitro admite que errou no lance do primeiro golo do FC Porto em Portimão
Vasco Santos explica que, não tendo certezas de que Rui Costa tinha errado, não interveio.
Corpo do artigo
O videoárbitro do jogo entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admite que errou ao não avisar o árbitro principal Rui Costa sobre uma decisão errada no lance da grande penalidade que resultou no 1-0 para os dragões.
11303288
Em declarações registadas pela Federação Portuguesa de Futebol, Vasco Santos explica que teve dúvidas quando lhe foi pedido que analisasse o lance com o jogo a decorrer. Mais tarde, desfez essas mesmas dúvidas, com recurso a mais imagens de televisão.
https://www.vsports.pt/embd/53806/m/567580/tsf/000f82103f8a5e4ef47a7b5657a468c8?autostart=false
"Como diz o protocolo que, quando não tenho certezas de que a decisão do árbitro está errada, decidi não intervir. Depois, analisando o lance de forma mais tranquila e sem a pressão de ter de decidir, verifica-se que a bola apenas bateu no peito, de uma forma clara. Se tivesse essa noção, certamente teria chamado o árbitro para lhe dizer que a decisão dele não tinha sido a correta", assume o juiz que desempenhou a função de VAR.
TSF\audio\2019\09\noticias\18\vasco_santos_1_admite_erro
Durante a partida, o árbitro assinalou grande penalidade. Vasco Santos explica que, na análise que fez no momento e com as imagens que tinha, ficou com dúvidas e, por isso, não podia alertar o árbitro principal Rui Costa.
https://www.vsports.pt/embd/53804/m/567580/tsf/57b41bb8ead3b24d53bc15cfd20cf7c5?autostart=false
"Numa análise mais cuidada, de várias câmaras, é-me apresentada uma câmara da área do lado oposto àquela em que acontece a situação de jogo. Suscitou-me algumas dúvidas se a bola tinha batido no peito ou no braço, ainda estive algum tempo a analisar. Pareceu-me que ela bateu entre o braço e o peito, na zona onde o jogador tem a braçadeira colocada", explica Vasco Santos.
O lance em questão acabou por resultar no 1-0 a favor do FC Porto, com Alex Telles a converter a grande penalidade com sucesso. Os dragões venceram o jogo por 3-2.