As declarações de Luís Filipe Vieira sobre Slimani, a poucos dias do dérbi, são tema de destaque na revista de imprensa desportiva desta segunda-feira, que fala também dos dois jogos que encerram a jornada 24 e ainda das eleições para a presidência da FIFA.
Corpo do artigo
O presidente do Benfica já apitou para o início do dérbi. Domingo à noite, na entrega dos Galardões Cosme Damião, Vieira pediu ao Conselho de Disciplina que deixe Slimani jogar o jogo do próximo sábado e tome a decisão que entender depois do encontro em Alvalade.
No Record, o diretor escreve que " Vieira surpreendeu numa manifestação de fair play que contribui para afastar a suspeição e que não dá azo a que o rival possa ter desculpas nesse encontro". Diz ainda o diretor do jornal: "Claro que as más-línguas dirão que Vieira é o dono disto tudo com tamanho poder e influência até sobre a justiça desportiva".
Há elogios repetidos para o presidente do Benfica, no editorial do jornal A Bola. O diretor Vítor Serpa considera que o "discurso de Viera marca a diferença", é um discurso "admirável", diferente da "maioria dos discursos presidenciais, muitas vezes caídos na tentação de agradar aos adeptos mais primários (...)".
O diretor da Bola também fala nas más-línguas e diz que "haverá certamente" quem diga que este discurso é "hipocrisia ou habilidade politica" mas Vítor Serpa pensa que se "trata de uma afirmação sensata e elogiável", contribuindo para um "ambiente de sanidade no futebol".
Os jornais também publicam o ataque do presidente do Sporting ao Benfica sem, no entanto, mencionar o clube da Luz. Bruno de Carvalho lançou a acusação de que está a ser preparada uma "campanha para virar sportinguistas contra sportinguistas". Um recado para os jantares onde Luís Filipe Vieira tem estado à mesa com antigos dirigentes do Sporting, casos de José Roquete e Dias da Cunha e também do ex vice presidente Menezes Rodrigues.
Antes do dérbi de sábado, os rivais de Lisboa ainda vão hoje a jogo. Os jornais anunciam que Adrien não viajou com a equipa do Sporting para Guimarães e está fora do encontro. No Benfica, Renato Sanches está pronto para jogar apesar do risco de ficar do dérbi.
O jornal O Jogo adianta que Mitroglu já está a negociar novo salário e que o Benfica admite esticar a oferta até 1,7 milhões de euros por ano.
Começou por ser um passeio, terminou em aflição. A Bola relata nestes termos o que aconteceu no jogo entre o Belenenses e o Porto. Foi Casillas que acabou por segurar a vitória.
Antes de jogarem Sporting e Benfica, O Jogo afirma que o Porto devolve a pressão aos rivais e deixa os adversários sem margem de erro.
Ainda na última página do Jogo a "estranha" felicitação de Joseph Blatter ao novo presidente da FIFA. Numa carta aberta a Gianni Infantino, Blatter aconselha-o a manter-se vigilante sabendo que "uma vez presidente os amigos tornam-se raros".