O clima de violência no futebol português foi tema de debate no Fórum TSF.
Corpo do artigo
Sete capitães de equipa (cinco jogadores da Primeira Liga e dois jogadores da Segunda Liga) reúnem-se, esta segunda-feira, no Porto, com a direção da Liga de Clubes para apresentar propostas de modo a limitar as consequências do mau clima no futebol português.
A iniciativa é do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol vai incluir, nos próximos dias, reuniões idênticas com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Secretaria da Estado do Desporto e da Juventude.
No Fórum TSF, esta manhã, Joaquim Evangelista, presidente dos Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, explicou que o essencial desta iniciativa, que mereceu apoio unânime, é afastar o clima de suspeição que, todas as semanas, recai sobre os jogadores.
"De forma unânime, os jogadores (...) decidiram manifestar às autoridades competentes a sua insatisfação com o clima atual que vive o futebol português, sobretudo com as suspeições que envolvem os jogadores", afirmou. "É inaceitável colocar em caso a idoneidade dos jogadores".
TSF\audio\2018\04\noticias\02\joaquim_evangelista_1_insuportavel
O presidente do sindicato não revela as medidas a apresentar, mas assegura que pretendem responsabilizar e penalizar quem lança suspeições.
"Não tenho ilusões quanto aos sinais claros que evidenciam que o clima [de violência] se vai agravar", garantiu Joaquim Evangelista.
TSF\audio\2018\04\noticias\02\joaquim_evangelista_6_vai_piorar
Já José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, manifestou a solidariedade e "disponibilidade total" dos treinadores para apoiar os jogadores nesta iniciativa.
No Fórum TSF, o representante dos treinadores afirma que os casos de violência são cada vez mais recorrentes no futebol português, particularmente este ano, dado que apenas um clube terá entrada direta na Liga dos Campeões.
"Estamos a viver uma situação que leva a que o público fique desgostoso com o futebol", lamentou.
TSF\audio\2018\04\noticias\02\jose_pereira_1_disponivel
José Pereira defende que é "imprescindível a intervenção do Estado", sublinhou, acrescentando que, se não agir, o Governo pode vir a arrepender-se de nada ter feito quando era necessário.
TSF\audio\2018\04\noticias\02\jose_pereira_2_gov_deve_intervir
A violência no desporto é o mote para uma conferência que irá juntar deputados, agentes desportivos e forças de segurança, esta terça-feira, na Assembleia da República.
No Fórum TSF, Edite Estrela, presidente da comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, explicou que "é preciso parar para refletir" sobre este assunto.
TSF\audio\2018\04\noticias\02\edite_estrela_1_sobvre_conferencia
A deputada socialista considera, no entanto, que, para já, não é prioritário a criação de mais leis. "Não me parece que resida na legislação o problema, mas estamos abertos a intervir, se for necessário", afirmou.
TSF\audio\2018\04\noticias\02\edite_estrela_2_leis_estao_bem