
Vítor Pereira
O treinador do FC Porto, Vítor Pereira, disse hoje que a equipa quer marcar ao Málaga, na quarta-feira, na segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões em futebol, para colocar o rival sobre pressão.
Na conferência de imprensa de antevisão da partida, o técnico português afirmou que «o Málaga vai ter que fazer golos» para recuperar da desvantagem de 1-0 que traz da primeira mão, no Porto, e que se os dragões marcarem vão «colocar grande pressão no adversário».
«O objetivo é claramente marcar um golo», defendeu o técnico dos dragões, manifestando a sua crença de que o FC Porto conseguirá fazê-lo no estádio La Rosaleda, terreno do Málaga, a partir das 19:45 de quarta-feira.
Vítor Pereira frisou que o «FC Porto não sabe jogar para defender» e gosta de «pressionar e condicionar o jogo do adversário», fatores que demonstram a sua ambição, mas espera um Málaga mais atrevido do que no primeiro encontro, por se encontrar em desvantagem na eliminatória.
«Fundamentalmente, pela necessidade que têm de marcar, acredito que vão arriscar mais, vão querer virar o resultado negativo que trouxeram do Porto, mas nós como equipa não sabemos jogar para defender resultado, o nosso ADN é claro, gostamos de ter iniciativa, de ter a bola, de mandar no jogo, de pressionar e de condicionar o jogo do adversário», considerou.
Sobre o regresso do médio João Moutinho e do defesa francês Mangala, depois de um período afastados da equipa por lesão, Vítor Pereira disse que «os grandes jogadores fazem sempre falta à sua equipa», mas o FC Porto «tem-se afirmado fundamentalmente pelo coletivo».
«O talento é importante, mas fundamentalmente vivemos do que produzimos em termos coletivos e isso tem sido a nossa marca ao longo destes meses», acrescentou.
O técnico disse acreditar «num Málaga de qualidade», mas «com a diferença de que terá de marcar golos» e «sabendo que, fazendo o FC Porto um golo, colocará uma pressão extra muito grande sobre a sua equipa».
«O Málaga é uma equipa recheada de talento individual, treinada por um grande treinador [Manuel Pellegrini], com provas dadas, e coletivamente tem grande qualidade, pelo que não acreditamos na mínima facilidade, porque se acreditássemos em facilidades nesta fase da Liga dos Campeões estaríamos enganados», advertiu.
Igualmente presente na conferência de imprensa esteve Varela, que destacou a experiência do FC Porto a nível europeu e a qualidade que o coletivo tem demonstrado ao longo da temporada.
«Nestes jogos temos que estar equilibrados mentalmente, entramos para o campo a saber aquilo que o treinador pede e vermos durante o jogo o que podemos fazer para conseguir o melhor resultado possível», considerou o jogador azul e branco.
O avançado disse ainda que todos os jogadores gostam de jogar num estádio cheio, como o que se prevê para quarta-feira no La Rosaleda, acrescentando que neste momento o FC Porto tem uma «excelente equipa, jogadores com bastante qualidade, vontade de vencer e vai fazer um grande jogo» em Málaga.