Saído do banco de suplentes, Tiago Silva fechou as contas aos 82 minutos.
Corpo do artigo
O Vitória de Guimarães apurou-se este sábado para os oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, após quebrar a resistência do Länk Vilaverdense no final da primeira parte e vencer por 4-1, em duelo da quarta eliminatória.
A formação da I Liga chegou ao intervalo com uma vantagem de dois golos, graças à pontaria de Tomás Ribeiro, aos 35 minutos, e André Silva (44), e avolumou o resultado no segundo tempo, por Miguel Maga (48) e Tiago Silva (82), já depois de Gonçalo Teixeira reduzir (77).
Depois do minuto de silêncio a propósito das mortes do antigo presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) José Luís Tavares, e do antigo futebolista Carvalho, do Vitória, lembrado com a entrega de uma camisola à família e com a exposição no relvado da Supertaça que ergueu em 1988, os anfitriões instalaram-se no meio-campo contrário e ameaçaram o golo aos 10 minutos, num remate de João Mendes.
Apesar de ter quase sempre a bola, a equipa de Álvaro Pacheco perdeu velocidade na circulação e na tomada de decisão, cometeu mais erros com o avanço do cronómetro, e o Länk Vilaverdense aproveitou o espaço entre a linha defensiva e os elementos adiantados do Vitória para chegar à área contrária, num caso com perigo, quando André Soares rematou ao lado (27 minutos).
A equipa de Guimarães despertou de novo para o jogo quando André Silva cabeceou para defesa de Rogério Santos, ao minuto 35, e marcou no canto subsequente, por Tomás Ribeiro, que aproveitou uma sobra no interior da área para disparar para o fundo das redes.
O sexto classificado da I Liga tornou-se 'dono e senhor' do jogo assim que inaugurou o marcador e ameaçou o golo por Tomás Händel, antes de dilatar a vantagem num cabeceamento de André Silva para o fundo das redes nos instantes finais da primeira parte, após cruzamento de João Mendes, e de Miguel Maga rematar certeiro no 'coração da área' assistido por Ricardo Mangas no início da segunda metade do desafio.
João Mendes, num remate ao poste, aos 56 minutos, e Dani Silva, numa bola ao lado, aos 60, ficaram a centímetros do quarto golo vitoriano, mas a formação de Sérgio Machado ainda teve fôlego para uma última reação nos 20 minutos finais, com Lénio Neves a rematar ao lado e Maviram a acertar no poste, antes de Gonçalo Teixeira apontar o tento de honra, num remate bem colocado após um 'túnel' a Borevkovic.
Saído do banco de suplentes, Tiago Silva fechou as contas, aos 82 minutos, na conclusão de um lance construído por Nuno Santos e Miguel Maga.