Vitória SC-Betis: "Há policiamento reforçado na cidade de Guimarães até ao fim do jogo"
Desacatos entre adeptos portugueses e espanhóis, durante a madrugada de quinta-feira, em Guimarães, levaram à intervenção da polícia. Adeptos não foram identificados
Corpo do artigo
A PSP foi chamada a intervir na madrugada de quinta-feira, em Guimarães, devido a confrontos entre adeptos do Vitória e do Betis Sevilha. Os vídeos que circulam nas redes sociais mostram cenas de violência nas ruas de Guimarães, junto à Universidade do Minho. Agora, a PSP diz à TSF que vai reforçar o policiamento até ao final do jogo entre as duas equipas, a contar para os oitavos de final da Liga Conferência, para evitar mais problemas.
"Como é habitual, nestes dias e nestes eventos, preparámos uma operação de segurança que começa no dia anterior e sobretudo na noite anterior. Nesse âmbito foram acompanhados diversos grupos de adeptos na cidade de Guimarães e a maioria dos casos sem qualquer situação anómala. Ali, por volta da 01h00, numa zona de bares junto à Universidade de Milho, verificou-se uma tentativa de confronto entre os dois grupos de adeptos", conta à TSF o subintendente Ricardo Amaral, da PSP de Braga.
A intervenção da PSP foi o suficiente para acalmar os ânimos em Guimarães, sem detidos ou identificados. "Foi prontamente intervencionada e conseguiu-se garantir que os dois grupos não entravam em confronto efetivo, salvaguardando-nos assim a integridade física de todos os presentes. Não temos notícias, até ao momento, de danos ou feridos resultantes desta intervenção. O foco esteve de facto em manter os dois grupos afastados e foi conseguido, mas nessa sequência não foi possível intercetar e identificar ninguém", explica.
A PSP vai continuar a acompanhar os adeptos ao longo desta quinta-feira para garantir que não volta a haver problemas entre os adeptos. "Existe, o que já estava previsto. Como é normal numa operação deste género, policiamento reforçado na cidade de Guimarães já ao longo de todo o dia, naturalmente durante o período do jogo e também após o jogo, até que tudo retome a normalidade que é o habitual nestas circunstâncias também dos jogos internacionais", conta.
Ricardo Amaral adianta ainda que não foi possível identificar a origem dos grupos que estiveram em confronto, mas sublinha: "Olhando aos comportamentos exibidos, são comportamentos típicos de claques de futebol. Considerando a ausência de identificados obtidos, não estamos em condições de afirmar qual o clube a que pertenciam."
Depois de ter empatado por 2-2, o Vitória recebe o Betis, em Guimarães, jogo a contar para a 2.ª mão dos oitavos de final da Liga Conferência. O jogo está marcado para as 20h00 desta quinta-feira e conta com relato na TSF.
