Onde um filho derrotou a mãe, Francisco deu a vitória ao pai. FC Porto ganha em Guimarães
Veja os golos. O filho Conceição assistiu para o empate e marcou para a reviravolta.
Corpo do artigo
Guimarães é a cidade berço, por ter sido onde nasceu Portugal e, nessa História, ficou célebre a batalha de S. Mamede, em que D. Afonso Henriques derrotou a mãe. Passados quase 900 anos e num estádio de futebol, Francisco Conceição emancipou-se para dar a vitória ao pai e treinador, Sérgio Conceição.
O FC Porto venceu este sábado o Vitória SC por 2-1, numa partida em que o número 10 dos portistas foi o mais decisivo. André Silva, na recarga de um penálti, colcou os vimaranenses em vantagem, mas Zaidu, assistido por Francisco, fez o empate. No segundo tempo, o jovem extremo dos dragões consumou a reviravolta e deu os três pontos aos portistas.
Na primeira parte, Diogo Costa foi fazendo o que pôde para evitar o golo da equipa da casa e bem que defendeu um penálti André Silva, aos 17 minutos, mas nada pôde fazer na recarga. Assim, os vimaranenses chegavam à vantagem relativamente cedo na partida.
https://tsf.vsports.pt/embd/91023/m/16659/tsf/350f73bb432ab3b4b6fd502acb900046?autostart=false
O Vitória SC continuou a ser mais perigoso ao longo dos minutos seguintes, mas foram os dragões a marcar. Aos 39 minutos, Francisco Conceição, do lado direito, puxou a bola para o pé preferencial e cruzou para o segundo poste, onde Zaidu, mais alto do que o adversário, fez o empate.
https://tsf.vsports.pt/embd/91027/m/16659/tsf/ba8679c5c070e21fbf05a8027a9c0b1a?autostart=false
A partida foi pouco depois para o intervalo com ambas as equipas a saírem frustradas. O Vitória SC por ter tido mais ocasiões de golo e não sair em vantagem e o FC Porto por precisar de vencer e de a exibição não condizer com as pretensões.
A equipa de Sérgio Conceição entrou melhor no segundo tempo e conseguiu mesmo chegar à vantagem aos 59'. Em contra-ataque, Francisco Conceição recebeu a bola na meia-direita, entrou na área, tirou um adversário do caminho e disparou em arco para o fundo das redes de Bruno Varela. Reviravolta consumada no Estádio D. Afonso Henriques.
https://tsf.vsports.pt/embd/91037/m/16659/tsf/9df15e505edda997458c4ca96343120a?autostart=false
No entanto, nem tudo eram rosas na segunda parte portista. Sérgio Conceição teve duas dores de cabeça com as saídas por lesão de Zaidu e Pepe por lesão.
Os vitorianos voltaram a pressionar mais alto, de forma a tentar chegar ao empate, mas não conseguiu causar suores frios a Diogo Costa em mais nenhum momento. Com a vitória, os dragões alcançam, provisoriamente, o Benfica no segundo lugar do campeonato e, de uma forma ou de outra, vai aproveitar o resultado do dérbi deste domingo para aproximar-se de pelo menos um dos rivais.
Onze do Vitória SC: Bruno Varela, Miguel Maga, Jorge Fernandes, Borevkovic, Tomás Ribeiro, Ricardo Magas, Tomás Händel, Dani Silva, João Mendes, Jota e André Silva,
Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo, Zaidu, Alan Varela, Eustáquio, Pepê, Francisco Conceição, André Franco e Evanilson.
Suplentes do Vitória SC: Charles, Manu, Safira, Nelson da Luz, Butzke, Zé Carlos, Toukara, Afonso Freitas e Nuno Santos.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Grujic, Taremi, Galeno, Jorge Sánchez, Fran Navarro, Romário Baró e Gonçalo Borges.