Sporting foi Clube de Portugal no berço da nação. Leões vencem Vitória SC em Guimarães
Pedro Gonçalves e Arthur deram a vitória ao Sporting na segunda parte. Veja os golos.
Corpo do artigo
No berço da nação, o Sporting foi mesmo Clube de Portugal para bater os conquistadores. O Sporting foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-0.
Ambos os golos foram marcados no segundo tempo. Pedro Gonçalves abriu o marcador logo no recomeço, enquanto Arthur fechou o jogo em período de compensação.
TSF\audio\2023\04\noticias\24\filme_do_jogo_guimaraes_x_sporting_cp
Rúben Amorim, que não está no banco devido a castigo, deixou Gonçalo Inácio e Trincão nos suplentes, lançando Matheus Reis e Chermiti no onze.
O primeiro lance de perigo foi mesmo para os leões. Livre batido por Pedro Gonçalves na esquerda, Coates cabeceia para o meio da área e Diomande remata fraco para defesa de Celton Biai.
As duas equipas tentavam assumir o controlo do jogo, mas sem sucesso, por isso a bola mantinha-se mais tempo em zonas intermediárias do terreno. Ambos tentavam, mas nenhum com oportunidades claras de golo.
Aos 20 minutos, Esgaio recebeu uma bola na área vimaranense e disparou para um grande corte de Mikel Villanueva.
O Vitória SC teve a grande oportunidade aos 35 minutos. Canto estudado na esquerda e a bola chega a Maga que disparou fora da área. A bola passou perto do poste da baliza de Adán.
Já se previa o nulo ao intervalo, mas em cima do apito do árbitro, o Vitória SC abriu o marcador. Rúben Lameiras deu a bola para Maga à direita, o lateral tirou Nuno Santos do caminho e fez um cruzamento-remate, para ora o desvio de André Silva. No entanto, O VAR encontrou um fora de jogo do avançado brasileiro e o lance foi anulado.
Se a primeira parte terminou com um golo anulado, a segunda começou com um que contou mesmo. Pedro Gonçalves, à entrada da área, disparou rasteiro para o fundo das redes de Celton Biai. Aberto o marcador em Guimarães.
https://tsf.vsports.pt/embd/85936/m/12126/tsf/e2a113f444876fd474c2bc5d16de07fa?autostart=false
A reação vimaranense não aparecia e o Sporting ia aproveitando para criar perigo em ataques rápidos.
Na melhor jogada do Vitória SC, o recém-entrado Nélson da Luz rompeu pela área e rematou para um corte de Coates.
Aos 85 minutos, Pedro Gonçalves apanhou uma bola perdida à entrada da área e rematou para uma grande defesa de Celton Biai.
Dois minutos depois, foi Coates a fazer o golo. Livre estudado da equipa leonina, Trincão cruza para o segundo poste e o central cabeceou para o fundo da baliza vimaranense, mas estava em fora de jogo e foi mais um golo anulado pelo VAR.
Mas, já em período de compensação, o golo da tranquilidade apareceu mesmo. Arthur isolou-se e rematou para o fundo das redes vimaranense, com algumas culpas para o guarda-redes vitoriano, Celton Biai.
https://tsf.vsports.pt/embd/85946/m/12126/tsf/450467fc1f08d40ab51d3a1a8406d215?autostart=false
A partida terminou logo a seguir. Com esta vitória, o Sporting aproximou-se do SC Braga na luta pela Liga dos Campeões, mas ainda está longe do acesso à prova milionária.
Onze do Vitória SC: Celton Biai, Toukara, Ibrahima Bamba, Mikel, Miguel Maga, Janvier, André André, Afonso Freitas, Lameiras, Johnston e André Silva.
Onze do Sporting: Adán, Diomande, Coates, Matheus Reis, Esgaio, Ugarte, Morita, Nuno Santos, Edwards, Pedro Gonçalves e Chermiti.
Suplentes do Vitória SC: Rafa, Handel, Safira, Jota, Nélson da Luz, Manu, Zé Carlos, Anderson e Dani Silva.
Suplentes do Sporting: Franco Israel, Neto, Rochinha, Trincão, Fatawu, Bellerín, Inácio, Arthur e Essugo.