Volta à França: Chris Froome ganha a amarela no primeiro dia de montanha

Christopher Froome
REUTERS/Jean-Paul Pelissie
O ciclista britânico Christopher Froome (Sky) vestiu hoje a camisola amarela ao vencer em Ax 3 Domaines, a contagem de primeira categoria que coincidiu com o final da oitava etapa da 100.ª Volta a França.
Corpo do artigo
A um trabalho extraordinário do colega de equipa Richie Porte, que afastou todos os outros favoritos da discussão da etapa, Froome respondeu com um ataque, coroado com a vitória no final dos 195 quilómetros entre Castres e Ax 3 Domaines.
«Não esperava tanto [na diferença de tempos], mas só posso agradecer à minha equipa pela oportunidade que me deram hoje e pelo seu trabalho árduo. Estamos em excelente posição, mas teremos de trabalhar muito nas próximas duas semanas», disse o novo camisola amarela, para quem o Tour «está longe de estar decidido».
Depois do líder da Sky, cortaram a meta o seu colega, o australiano Porte, e o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), segundo e terceiro na oitava etapa.
O britânico sucedeu ao sul-africano Daryl Impey (Orica-GreenEdge) na liderança do Tour, enquanto o português Rui Costa (Movistar) subiu a 11.º da geral.
O outro português em prova, Sérgio Paulinho (Saxo-Tinkoff), terminou na 93.ª posição, a 25.39 minutos do vencedor, e está agora no 122.º, a 58.52 de Froome.
Este domingo há lugar para mais montanha, na ligação de 168,5 quilómetros entre Saint-Girons e Bagnères-de-Bigorre.