
DR/RTP
Um sprint "louco" em Viseu valeu hoje a expulsão a Vicente de Mateos e Asbjorn Kragh, envolvidos em cenas de pugilato no final da sexta etapa da Volta a Portugal em bicicleta, ganha por Phil Bauhaus.
Corpo do artigo
Respetivamente terceiro e quarto na etapa, o espanhol Vicente de Mateos (Louletano-Dunas Douradas) e o dinamarquês Asbjorn Kragh (Christina Watches-Kuma) levaram um encosto normal no "sprint" a um extremo "especialmente grave", ao agredirem-se depois de cortarem a meta.
Depois de analisar as imagens televisivas, o colégio de comissários não teve dúvidas e decidiu expulsar os dois ciclistas.
[youtube:FmzuhfwFMLs]
«Analisámos as imagens com todo o cuidado e o que vimos foi muito claro: os corredores deram vários murros um ao outro. Considerámos a situação especialmente grave», disse o presidente do colégio de comissários, o espanhol Santiago Zabala, que considerou que, na discussão da etapa propriamente dita, não houve qualquer irregularidade.
A raríssima situação ofuscou a segunda vitória do jovem alemão Phil Bauhaus (Team Stolting), que bateu o (de novo) camisola vermelha Davide Vigano (Caja Rural), num "sprint" que Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa) apelidou de "louco".
A emoção final contrastou com a restante tirada. Não houve muito para contar entre a partida em Oliveira do Bairro e os metros finais dos 155 quilómetros até Viseu, à parte de mais um azar de Edgar Pinto (LA-Antarte), o terceiro da geral, que voltou a cair, embora sem gravidade.