Para esta edição da Volta a Portugal, David Bernabeu, segundo na última Volta, sai de amarelo para o prólogo desta quinta-feira na cidade de Fafe.
Corpo do artigo
A 73ª Volta a Portugal, que sai esta quinta-feira para a estrada, parte apenas com 116 corredores, integrados em 13 equipas, naquele que é o mais curto pelotão dos últimos 18 anos.
No prólogo de 2,2 quilómetros, na cidade de Fafe, o espanhol David Bernabeu vai sair de amarelo, isto depois de ter segundo classificado na última edição.
«Mais do que uma pressão é um orgulho. Não está o David Blanco [vencedor da última Volta], por isso é um orgulho para mim», afirmou o ciclista da XX, que ficou a 37 segundos de Blanco na última edição da Volta a Portugal.
Mais a pensar na Volta a Espanha, Bernabeu lembrou, contudo, que «quando vem à Volta é para fazer o meu melhor», uma vez que tem «muito respeito e muito carinho» por esta competição.
Já o director da Volta a Portugal alertou para as dificuldades da prova, devido ao «formato que assumiu em termos de dificuldades de etapas e a colocação das etapas difíceis sem prever momentos de pausa ou suposto descanso entre elas».
«Isto faz com que a atenção que os directores desportivos e corredores na estrada tenha de ser constante», acrescentou Joaquim Gomes sobre esta competição, cujo primeiro ciclista sai para a estrada pelas 15:30.