
Fábio Poço
A edição 76 da mais importante prova do ciclismo português tem inicio em Fafe e conta com a participação de 16 equipas que integram 138 ciclistas.
Corpo do artigo
A Volta a Portugal em Bicicleta está de regresso. A prova arranca em Fafe com um prólogo de 7 Km marcado para as 15h. A prova será feita sobretudo no norte e no centro do país incluindo, como já é habitual, as difíceis etapas da Senhora da Graça e da Torre. À TSF, Joaquim Gomes, o director da Volta, diz que à imagem do que aconteceu em anos anteriores, o sucesso vai marcar a competição.
A poucas horas do inicio da Volta há, no entanto, uma dúvida relativamente à participação da OFM, a equipa vencedora do ano passado. O director desportivo José Barros afastou-se e só hoje a União Ciclista Internacional vai dizer se aceita ou não a nova estrutura técnica e financeira da equipa. Se for autorizada a correr,a OFM será uma das formações favoritas especialmente por causa do galego Gustavo Veloso, o ciclista que ficou na segunda posição na edição de 2013.
Para além da Volta a Portugal em Bicicleta, há outras noticias que marcam esta quarta feira. Nos três desportivos o grande destaque é Rojo. O defesa argentino regressou ontem de férias e já está em Lisboa.
Na capa do Record lê-se «Quero ficar», mas nas páginas interiores, o jornal explica que será difícil ao Sporting segurar o central depois das exibições no Mundial que o valorizaram ainda mais. Rojo faz também a capa da Bola com a frase «Claro que vou ficar» e na edição sul do Jogo lê-se que «Bruno trava saída de Rojo». O jornal acrescenta que o presidente leonino não abdica de um encaixe entre os 4 e os 5 milhões de euros pelos 25 % dos direitos que possui sobre o internacional.
Outra noticia que atravessa os três desportivos tem a ver com a decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol que determinou a anulação e consequente repetição das eleições que reconduziram Mário Figueiredo na presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. O órgão considera que a lista encabeçada por Fernando Seara deveria ter sido admitida na corrida e que, por outro lado, a lista vencedora, de Mário Figueiredo, continha deficiências que deveriam ter sido corrigidas. Sobre a lista liderada por Rui Alves, o Conselho de Justiça ainda não se pronunciou.
Na edição norte do Jogo o destaque vai para o Futebol Clube do Porto. Na capa lê-se que «É hora de dar ao pedal» e «Só Jackson não tem ainda um claro concorrente no plantel». Uma noticia que recupera o desejo já manifestado por Lopetegui de ter pelo menos dois jogadores,com nível semelhante, em cada posição. O Jogo escreve ainda que «Gaitan está na Suíça para pressionar o Mónaco».
O jogador está na lista de convocados que ontem seguiu para o país helvético onde tem dois jogos agendados com o Sion e o Atletico de Bilbau. Bruno de carvalho está também na capa da Bola e do Record. Os dois diários escrevem que o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol deu provimento ao recurso, apresentado pela SAD do Sporting, para levantar o castigo aplicado ao presidente leonino por ter proferido declarações polémicas em público relativas à nomeação dos árbitros. Bruno de Carvalho tinha sido castigado com 45 dias de suspensão, acabando apenas por cumprir 29.
A Bola e o Record destacam também a chegada de Enzo a Lisboa. O jogador diz que vem conversar com o benfica sobre o seu futuro numa altura vem que é apontado por muitos para o Valência.