
Arquivo / Global Imagens
Um prólogo de 3,6 quilómetros em Oliveira de Azeméis define o primeiro camisola amarela da 78.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, no primeiro de 11 dias de competição.
Corpo do artigo
O exercício individual contra o relógio dos 143 inscritos tem início marcado para as 15:03, quando o francês Clement Penven (Armee de Terre) sair para a estrada e vai terminar mais de duas horas depois, após a partida do dorsal número um, o espanhol Gustavo Veloso (W52-FC Porto), fechar a partida.
Este ano, a prova é marcada pelo regresso de um duelo entre Futebol Clube Porto e Sporting, mas há, de acordo com Joaquim Gomes, o diretor da volta, outros aliciantes.
O FC Porto e o Sporting estão de regresso à Volta. Joaquim Gomes espera que o Benfica o faça já no próximo ano.
Entre os principais favoritos para esta edição da Volta a Portugal estão ciclistas das equipas portuguesas, mas Joaquim Gomes, alerta para a necessidade de espreitar alguns dos visitantes.
O campeão de 2014 e 2015 é o último a partir para o prólogo, no parque do mercado, rumo à Avenida D. Maria I, onde está instalada a meta, arrancando logo depois do segundo classificado do ano passado, o português Jóni Brandão (Efapel).
Os ciclistas partem com um minuto de diferença entre si e terão de cumprir um percurso técnico de 3,6 quilómetros, no final de 500 metros de subida na Avenida D. Maria I.
A 78.ª Volta a Portugal disputa-se entre hoje e 07 de agosto, num total de 1.618,7 quilómetros, de Oliveira de Azeméis a Lisboa.