Vuelta: João Almeida só não descartou Vingegaard, mas venceu no alto do Angliru
O português recupera quatro segundos a Vingegaard na luta pela vitória final na Volta a Espanha
Corpo do artigo
O ciclista português João Almeida foi o mais rápido e venceu a 13.ª etapa da Volta a Espanha que tinha chegada no alto do Angliru, uma das mais míticas subidas da Vuelta.
Com a fuga ainda a entrar na frente na subida final, o pelotão, comandado pela UAE Emirates Team, conseguiu retirar os quase dois minutos que os fugitivos (também atrapalhados por mais um protesto do público) tinham de vantagem e João Almeida colocou-se na frente do grupo na parte mais inclinada da subida, tendo descartado todos os corredores, exceto o camisola vermelha, Jonas Vingegaard. Nos metros finais, já em ligeira descida, o português foi mais rápido e conquistou a sua primeira etapa na Volta a Espanha.
Na classificação geral, João Almeida mantém o segundo lugar, apenas atrás do dinamarquês, mas recuperou quatro segundos graças às bonificações, estando agora a 46 segundos do camisola vermelha. O pódio fecha com Thomas Pidcock, que perdeu 1.16 minutos para João Almeida e está agora a 2.18 minutos de Jonas Vingegaard.
No sábado realiza-se a 14.ª etapa da Volta a Espanha de 2025, entre Avilés e o Alto de La Farrapona, na extensão de 135,9 quilómetros, com duas contagens de montanha de primeira categoria, a última a coincidir com a meta.