
O familiar da VW foi eleito Carro do Ano 2013 - é a segunda vez que o modelo da marca alemã conquista o Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal.
Corpo do artigo
A sétima geração do Volkswagen Golf foi o modelo mais votado pelo júri, composto por 17 jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social. Depois de ter conquistado o Troféu pela primeira vez em 2004, esta é a segunda vitória para o modelo que é já um «clássico» da marca alemã.
Esta 29ª edição do Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal arrancou, em Setembro do ano passado, com 17 modelos diferentes a concurso. Depois, já em meados de Janeiro, o júri seleccionou os seis finalistas. O VW Golf saiu vencedor desta fase final de selecção, tendo eliminando Citroën DS5, BMW Série 3, Ford B-Max, Hyundai i30, e Renault Clio.
Nas classes a concurso, e num ano de profunda crise para o mercado automóvel nacional, a BMW dominou a votação para Executivo e Carrinha do Ano, um dado que está em linha com o facto das marcas premium terem registado, nos últimos meses, subidas claras nas tabelas de vendas.
Classe a classe, o Renault Clio 1,5 dCi é o novo Citadino do Ano, o Volvo V40 D2 é o melhor familiar, o BMW 318d foi escolhido como Executivo do Ano, a BMW 320d Touring a melhor entre as carrinhas, e o Mazda CX5 2.2 é o Crossover do Ano. Esta costuma ser uma lista mais recheada, com mais classes, mas este ano não houve concorrentes entre os desportivos, os todo-o-terreno, ou os descapotáveis.
Em paralelo com a escolha do Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal , uma iniciativa dos semanários Expresso e Autosport, decorreu uma votação online para escolha do Piloto do Ano - o vencedor foi António Félix da Costa. Conhecido como o «formiga», Félix da Costa fechou o ano de 2012 com uma vitória no Grande Prémio de Macau, numa época em que foi 3º classificado na GP3 Series, com 3 vitórias, e 4º na World Series by Renault 3.5, com 4 vitórias.