O tenista suíço Stanislas Wawrinka venceu hoje o primeiro torneio do "Grand Slam" da carreira ao bater o espanhol Rafael Nadal na final do Open da Austrália, o primeiro "major" da época.
Corpo do artigo
Numa final arbitrada pelo português Carlos Ramos e marcada pelos problemas físicos de Nadal, que teve de ser assistido devido a um problema nas costas, Wawrinka superiorizou-se ao líder do "ranking" mundial em quatro "sets", pelos parciais de 6-3, 6-2, 3-6 e 6-3.
O atual campeão do Portugal Open ganhou o primeiro "Grand Slam" da carreira, ele que nunca tinha vencido sequer um parcial nos anteriores 12 confrontos diretos com Nadal, que disputou a terceira final em Melbourne, tendo ganho apenas uma, em 2009.
«Este foi para mim o melhor 'Grand Slam' de sempre. Num ano, muita coisa aconteceu. Ainda não sei se estou a sonhar. Amanhã de manhã veremos», brincou, no final, o novo campeão do Open da Austrália.
Com esta vitória, Wawrinka deixará definitivamente a "sombra" do compatriota Roger Federer, eliminado por Nadal nas meias-finais, e surgirá segunda-feira no terceiro lugar do "ranking" mundial, ultrapassando pela primeira vez o antigo líder da hierarquia.
Já Nadal, falhou o 14.º título de um "Grand Slam", o que lhe permitiria igualar o norte-americano Pete Sampras e tornar-se no terceiro jogador da história a ganhar pelo menos dois troféus dos quatro maiores torneios do circuito.
«Stan [Wawrinka], estou feliz por ti. Hoje tive azar, mas tu mereceste esta vitória. Peço desculpa por hoje, mas esforcei-me muito, mesmo muito. Este foi um dos torneios mais emotivos da minha carreira», confessou, emocionado, Nadal no final do confronto.