Yolanda Hopkins participa em prova de surf com cariz social: “Já precisei de apoios e poder dar de volta é um prazer”
É uma das 16 surfistas a participar no 'PRIO Softboard Heroes'
Corpo do artigo
O surf em prol da responsabilidade social. A quarta edição do 'PRIO Softboard Heroes', que junta atletas, incluindo a olímpica Yolanda Hopkins Sequeira, e outras figuras públicas, realiza-se esta sexta-feira, a partir das 09h30, na Praia da Física, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras.
Dezasseis surfistas divididos por quatro equipas vão tentar angariar o maior número de dinheiro possível para a associação que representam, num total de 18 mil euros doados pelo patrocinador. O valor será distribuído entre a Terra dos Sonhos, a Ajuda de Berço, a Skoola e os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras. Os atletas participam numa grelha de baterias e os resultados obtidos nos heats têm correspondência com as quantias amealhadas ao longo do dia.
Durante o evento utilizam-se softboards, um tipo de prancha de surf não convencional. Ao invés de revestidas a fibra de vidro, são dotadas de um acabamento de material macio como espuma, semelhante ao que se verifica nas de bodyboard. À TSF, Yolanda Hopkins destaca as vertentes de sustentabilidade e cultura, como “dinamizar o turismo local”, associadas ao evento, além de apostar na área social. “Já estive em situações em que precisava de apoios e poder dar de volta é um prazer”, assinala ainda.
A iniciativa acontece duas semanas antes da segunda participação de Yolanda Hokpins nos Jogos Olímpicos. Depois do quinto lugar em Tóquio 2020, a atleta de 26 anos prepara-se para representar Portugal em Paris 2024, cuja prova decorre no Tahiti, a 15.600 quilómetros de distância da capital francesa. Participar no 'PRIO Softboard Heroes', “uma competição amigável”, segundo Yolanda Hopkins Sequeira, pode “ajudar a descarregar as energias más antes de uma competição tão importante”.
O painel de surfistas conta com os profissionais Francisco Alves, João Kopke, Luís Perloiro e Francisco Almeida, as 'ladies' Mariana Rocha Assis, Inês Bispo, Concha Balsemão, para lá de Yolanda Hopkins, bem como os juniores Bruno Amado, Martim Carrasco, Afonso Antunes e Martim Paulino. Entre as figuras públicas convidadas estão o skater Gustavo Ribeiro, o humorista António Raminhos, o ator Pedro Sousa e a escritora e antiga empresária Rita Piçarra.
Fora do mar, o evento também contempla a participação de artistas, como Skeleton Sea, Sérgio Branco “Pipoka”, Gonçalo Mar e Andreas Noe, também conhecido como “The Trash Traveller”, com uma exposição das suas obras na praia. As peças serão leiloadas, com 20% do valor arrecadado a reverter para as quatro associações. Além disso, atuam Inês Bispo e as bandas Associação Skoola e Do Nothing.
