Galeno acaba o que Evanilson começou. FC Porto vence clássico e deixa Sporting a cinco pontos
Evanilson, Uribe e Galeno marcaram os três golos da partida no Dragão.
Corpo do artigo
Se Diogo Costa resolveu o problema atrás, Wanderson Galeno entrou na partida para voltar a resolver o jogo. O FC Porto venceu o Sporting por 3-0 e deixou o Sporting a cinco pontos da liderança.
Evanilson abriu o marcador na primeira parte e Galeno ganhou dois penáltis - convertidos por Uribe e pelo próprio - na segunda para resolver o jogo.
Nos dragões, Sérgio Conceição lança Bruno Costa e Otávio para os lugares de Namaso e Grujic. Quanto aos leões, vão ter Morita a substituir Matheus Nunes que saiu para o Wolverhampton.
A primeira oportunidade da partida surge para os leões aos 11 minutos. Jogada individual de Pedro Gonçalves pela esquerda, a bola sobra para Morita que remata ao poste.
TSF\audio\2022\08\noticias\20\filme_do_jogo_fcp_vs_scp
Apesar da oportunidade, os dragões estão mais pressionantes na partida, ainda que não consigam criar nenhuma oportunidade flagrante de golo.
Aos 42 minutos surge o primeiro golo. Jogada coletiva do FC Porto pela direita, João Mário cruza para Taremi. O avançado e Adán disputam a bola que sobra para Evanilson. De baliza aberta, o brasileiro só teve de encostar para o 1-0. Os jogadores do Sporting queixam-se de falta do iraniano sobre o guarda-redes leonino.
https://tsf.vsports.pt/embd/77696/m/11891/tsf/9f692bcd50a7d827ea889611ed5b5cdb?autostart=false
A fechar a primeira parte, nova oportunidade para os leões. Cruzamento da esquerda e Trincão remata para uma grande defesa de Diogo Costa para canto. Na bola parada, Gonçalo Inácio cabeceia para nova intervenção do internacional português.
A partida chega ao descanso com a vantagem portista. O FC Porto foi a equipa que mais conseguiu construir jogadas de ataque, mas as melhores oportunidades foram do Sporting.
A segunda parte inicia com o Sporting a tentar assumir a posse de bola e o FC Porto a fechar atrás e a sair em contra-ataque.
Rúben Amorim e Sérgio Conceição mexem nas equipas ao mesmo tempo. No Sporting entram Nuno Santos e Rochinha para as saídas de Morita e Neto. O treinador portista troca Bruno Costa e Mehdi Taremi por Galeno e Eustáquio.
Aos 74 minutos grande revés para o Sporting. Grande jogada dos dragões a bola sobra para Galeno dentro da área sportinguista que sozinho e sem guarda-redes no caminho cabeceia para a baliza, mas Porro defende com as mãos. O árbitro marca penálti e expulsa o espanhol. Na conversão, Matheus Uribe engana Adán e faz o 2-0.
https://tsf.vsports.pt/embd/77705/m/11891/tsf/01690e576f8d4a7c2a26fe1922998ef2?autostart=false
Perante a expulsão Rúben Amorim tira Edwards e Matheus Reis e entram St. Juste e Fatawu.
https://tsf.vsports.pt/embd/77706/m/11891/tsf/bc6515918b0195fb99a09ecfd83ad5da?autostart=false
A melhor oportunidade do Sporting na segunda parte aparece com a equipa reduzida a dez. Zaidu falha a abordagem e isola Fatawu, mas Diogo Costa impede o golo do Sporting.
Aos 85 minutos, novo penálti para o FC Porto. Contra-ataque dos dragões rapidíssimo dos portistas, Galeno isola-se e sofre falta de Adán. O brasileiro assumiu a grande penalidade e não falhou: 3-0 para os dragões.
https://tsf.vsports.pt/embd/77708/m/11891/tsf/c72f349113de35d29af7e580f0707aeb?autostart=false
Os dragões ainda voltaram a marcar por Verón, mas o lance foi anulado pelo árbitro por falta na recuperação da bola.
A partida termina com 3-0, deixando os dragões na liderança do campeonato. Já o Sporting perde pontos novamente e já está a cinco pontos dos portistas com apenas três jornadas jogadas.
Onze do FC Porto: Diogo Cota, João Mário, Pepe, Marcano, Zaidu; Uribe, Bruno Costa, Otávio, Pepê; Taremi e Evanilson.
Onze do Sporting: Adán, Gonçalo Inácio, Coates, Neto; Pedro Porro, Morita, Ugarte, Matheus Reis; Trincão, Pedro Gonçalves e Marcus Edwards
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, David Carmo, Veron, Galeno, Namaso, André Franco, Wendell, Toni Martínez e Eustaquio.
Suplentes do Sporting: Franco Israel, St. Juste, Esgaio, Nazinho, Nuno Santos, Mateus Fernandes, Rochinha, Fatawu e Rodrigo Ribeiro.