Antigo árbitro recolheu a maioria dos votos dos 37 clubes. Pedro Proença toma posse quinta-feira, às 17:00.
Corpo do artigo
Pedro Proença ganhou as eleições desta terça-feira, para a presidência da Liga de Clubes, batendo o antigo líder do organismo Luís Duque por nove votos. É a primeira vez que um antigo árbitro assume a liderança de um organismo de topo do futebol português.
O antigo árbitro, que encabeçava a Lista B, recebeu 32 votos, contra 23 de Luís Duque, recebendo o apoio de 12 dos 18 clubes da I Liga, que tinham direito a dois votos, e oito dos emblemas da II Liga. Na Lista A, de Luís Duque, que tinha sido eleito a 27 de outubro de 2014, votaram seis clubes do primeiro escalão e 11 do segundo.
Para a Mesa de Assembleia Geral, a Lista A, a única apresentada, recebeu 50 dos 55 votos, com José Mendes a manter-se à frente do órgão, com Carlos de Jesus Pinto de Carvalho a liderar o Conselho Fiscal, depois de ter recebido 48 votos.
No único órgão com duas listas, a eleição para Conselho Jurisdicional foi equilibrado, com a lista apresentada por Proença a receber 29 votos, mais três do que os nomes apresentados por Duque.
Assim, o Conselho Jurisdicional será liderado por Américo Esteves e terá sete elementos de cada uma das listas.
O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, congratulou-se com a eleição de Pedro Proença para a liderança da Liga de Clubes e afirmou que o futebol profissional tem agora "um futuro com mais esperança".
"Os clubes podem olhar para o futuro com mais esperança e tenho a certeza que todos juntos faremos uma Liga melhor, mais forte e capaz de se modernizar e de se expandir. Agora é tempo de trabalhar muito para orgulhar o futebol e Portugal. Parabéns ao Pedro Proenca e a todos os clubes", escreve Bruno de Carvalho na sua página da rede social Facebook.