FC Porto vence Belenenses SAD e volta a ter cinco pontos de vantagem sobre o Benfica
Brahimi, Éder Militão e Soares marcaram os golos que deram a vitória aos dragões. Veja os lances.
Corpo do artigo
As bancadas do Dragão estavam a meio gás - com um jogo do campeonato às 21h15 a uma quarta-feira - mas os adeptos presentes no estádio viram o ambiente a aquecer bem cedo, com um golo de Brahimi nos primeiros minutos.
Na jogada, Corona foi à linha cruzar para o centro da área onde, bem perto da marca da grande penalidade, o argelino se posicionou para rematar e fazer abanar as redes da baliza de Muriel. Estava inaugurado o marcador.
Na primeira vez em que o FC Porto foi apanhado em contrapé, o Belenenses esteve perto do empate, depois de Licá se isolar em velocidade e ficar frente a frente com o guarda-redes. Porém, na hora do remate, o português atirou à malha lateral e Casillas nem precisou de salvar a baliza portista.
A equipa de Sérgio Conceição chegava com facilidade à baliza. Uma, duas, três vezes seguidas. Mas as tentativas de finalização falhadas colocavam o treinador do FC Porto de mãos na cabeça.
O segundo dos dragões surge de uma jogada muito bem estudada. Até pareceu fácil para os portistas. Tudo começou num livre batido quase no meio campo: Corona passou a Óliver Torres que serviu Alex Telles de imediato. Já na esquerda, dos pés do brasileiro saiu um cruzamento certeiro para a cabeça de Éder Militão. Era o momento do 2-0.
O Belenenses SAD aumentou a qualidade de jogo ao longo da segunda parte, com uma posse de bola muito equilibrada e com oportunidades parte a parte.
Silas expulso na segunda parte
Jorge Silas e Sérgio Conceição não mexeram nas equipas ao intervalo, mas o árbitro viu-se obrigado a mexer no banco. Isto é, ao minuto 59, Luís Godinho expulsou Silas do banco de suplentes.
Houve oportunidades do FC Porto e do Belenenses, Casillas e Muriel foram chamados ao jogo algumas vezes durante o início da segunda parte, mas o marcador mantinha-se inalterado.
E aos 71 minutos, um pouco contra a corrente do jogo, os dragões marcaram e tornaram ainda mais árdua a tarefa do Belenenses. Numa jogada construída por Corona pela direita, Óliver Torres assistiu Soares que fez o terceiro dos azuis e brancos.
Um lance entre Gonçalo Silva e Fernando Andrade à entrada da área deixou o Belenenses reduzido a 10 jogadores após a intervenção do videoárbitro que levou Luís Godinho a substituir um amarelo por um vermelho.
A falta valeu um livre ao FC Porto. Herrera bateu muito forte, mas Muriel não permitiu que a bola entrasse na baliza, com uma defesa a dois tempos.
A equipa de Sérgio Conceição terminou a partida sem sofrer qualquer golo e segue firme na liderança do campeonato, a cinco pontos de vantagem do segundo lugar, o Benfica.
Veja os golos do jogo:
https://www.vsports.pt/embd/49416/m/449722/tsf/949d8cb81f8ea2a5ae6ce864c427aadb?autostart=false
https://www.vsports.pt/embd/49421/m/449722/tsf/2ee5cacd925be18d26acc99839251c8a?autostart=false
https://www.vsports.pt/embd/49433/m/449722/tsf/7b053457f2e7e3301a52168fc0777b10?autostart=false