Equipa B do Sporting não vai competir na 2ª Liga em 2018/19. Liga sub-23 à vista

Tony Dias/Global Imagens
Os leões estão convencidos de que o campeonato sub-23 arranca já na próxima temporada. A FPF discutiu o tema com clubes no dia 1 de março e terá de aprovar a nova competição até dia 30 de abril.
A equipa B do Sporting não vai competir na próxima edição da Segunda Liga, apurou a TSF. O objetivo passa por participar numa liga sub-23, que ainda não existe.
Contactada pela TSF, a Federação Portuguesa de Futebol, disse que não se pronuncia neste momento sobre o assunto.
O que sabemos
No dia 1 de março a FPF comunicou no seu site oficial que reuniu com os clubes da Primeira Divisão, na Cidade do Futebol, para discutir o assunto. "O encontro serviu para a Federação Portuguesa de Futebol refletir juntamente com os clubes sobre a possibilidade de criar uma nova competição, o campeonato nacional sub-23", anunciava então a FPF. Nessa reunião estiveram também presentes Fernando Gomes, presidente da FPF, Tiago Craveiro, diretor executivo da FPF, e Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem, além de representantes dos clubes.
"O formato da prova, os objetivos, a importância na formação dos jovens jogadores portugueses e as regras da competição foram os principais tópicos da sessão. Além do campeonato nacional sub-23, a FPF sugeriu ainda uma Taça de Portugal para este escalão etário e uma competição internacional para equipas com futebolistas da mesma idade."
O objetivo da criação da nova competição, dizia então a FPF, passava por "abrir um espaço de eleição para os jogadores portugueses na mais difícil fase das suas carreiras".
Resta saber se o Sporting é, para já, um caso isolado ou se há já equipas a alinhar na nova liga para jovens. Falta também saber como vão ser preenchidas as vagas das equipas B, caso abandonem a Segunda Divisão. E em que formato, se diretamente do Campeonato de Portugal ou se jogando uma liguilha com os da Primeira, por exemplo. Mais: os jogadores da equipa A poderão descer àquele escalão para, por exemplo, para recuperar o ritmo competitivo?
A FPF terá de aprovar a nova competição até dia 30 de abril