FC Porto

FC Porto goleia em Arouca (5-0) e pressiona Benfica (vídeo)

O FC Porto colocou-se, provisoriamente, a apenas um ponto do líder Benfica, após golear no terreno do Arouca por 5-0, com um "bis" de Jackson Martinez, na oitava jornada da I Liga de futebol.

O avançado colombiano "faturou" aos 26 e 60 minutos e subiu à liderança da lista dos melhores marcadores do campeonato com sete golos, ultrapassando o brasileiro Talisca, do Benfica, que tem seis.

O jogo em Arouca ficou praticamente resolvido na primeira parte, com o também colombiano Quintero a abrir a contagem aos 24, seguido do primeiro de tento de Jackson e de um remate certeiro do brasileiro Casemiro, aos 39.

Na segunda parte, Jackson e o suplente Aboubakar, aos 87 minutos, "engordaram" ainda mais uma vitória, que volta a colocar o FC Porto no segundo lugar da I Liga, posição que durante 24 horas foi do Vitória de Guimarães, que na sexta-feira, no arranque da ronda, foi a Setúbal bater o outro Vitória, por 1-0.

A formação comandada pelo espanhol Julen Lopetegui ficou também com apenas um ponto de desvantagem para o Benfica, que no domingo se desloca ao terreno do Sporting de Braga, que soma apenas vitórias nos jogos disputados em casa (8-1 em golos). Os "encarnados" também venceram todos os jogos fora (9-2).

Antes, o Paços de Ferreira ascendeu provisoriamente ao quarto lugar, ao vencer no campo do Boavista por 2-1, com golos do brasileiro Edson Farias, aos 14 minutos, e Bruno Moreira, que apontou o seu quinto tento na prova, aos 72.

O nigeriano Uchebo fez, aos 86 minutos, o golo do Boavista, que sofreu o segundo desaire em casa, depois de ter perdido 1-0 com o Benfica, mantendo-se com sete pontos, no 14.º posto.

Por seu lado, o Moreirense conseguiu o seu segundo triunfo no campeonato, ao receber e bater o "lanterna vermelha" Gil Vicente, por 2-0, com remates certeiros do guineense Gerso, aos 62 minutos, e Arsénio, aos 82,

O Moreirense passou a contar 10 pontos, saltando provisoriamente para o 10.º lugar, enquanto o Gil Vicente manteve-se em último, ainda sem qualquer vitória e com apenas dois pontos.

No domingo, além do Sporting de Braga-Benfica, destaque para a receção do Sporting ao Marítimo, num duelo entre o quinto e o sexto classificado respetivamente.