
Craig Brough/Reuters
Um estudo da UEFA divulgado esta quarta-feira dá conta da liderança da Premier League, que só ganha na assistência nas bancadas porque tem mais clubes do que a Bundesliga. Portugal em décimo lugar.
Corpo do artigo
Apesar das muitas imagens de bancadas às moscas nos estádios espalhados pelo país, um estudo da UEFA referente a 2016/17, publicado esta quarta-feira, anuncia que pela primeira vez Portugal chega ao Top-10 de assistências. Ainda assim, está muito longe das segundas divisões inglesa e alemã... e atrás da terceira divisão inglesa, a League One.
A lista é liderada pela Premier League, embora apenas aconteça porque tem mais clubes (20) do que a Bundesliga (18), que conta com a maior média de assistência nos estádios (41,516 pessoas). Portugal está na décima posição (rouba o lugar à segunda divisão espanhola), com uma média de 11,838 adeptos nos estádios portugueses. Como a UEFA vinca, isto só acontece graças a FC Porto, Sporting e Benfica. As médias dos três grandes varia entre os 37 e 56 mil, enquanto os restantes colocam no estádio entre dois e 19 mil. É importante lembrar que a média de assistência portuguesa é superior à da League One (7,923), mas esta conta com 24 equipas.
O TOP-10 EUROPEU DE ASSISTÊNCIAS