Vítor Matos, de 29 anos, trabalha na formação do primeiro clube chinês que abriu uma academia. A nova rubrica da TSF, todas as segundas-feiras (antes das 19h), ouve os portugueses pelo mundo.
Corpo do artigo
Foi Luís Castro, hoje treinador do Chaves, que o convidou para viajar para o Oriente. Mas o homem que ia coordenar o projeto acabou por ficar em Portugal, o que não impediu Vítor Matos de rumar mesmo à China.
TSF\audio\2017\10\noticias\23\vitor_matos_china_p_tarde
Aos 29 anos, faz parte de um grupo de dez portugueses que é responsável pela formação do Shandong Luneng, um dos maiores clubes da China. A formação tem 31 campos de futebol e mais de 300 jovens inscritos.
Um dos principais problemas, no início, passou pelos tradutores de português/chinês que não sabiam, por exemplo, o que é um guarda-redes. Por isso mesmo, até aos tradutores a equipa técnica teve de dar formação. Nem essa distância linguística tem impedido o sucesso. Bem pelo contrário: Vítor Matos já foi campeão nacional de sub-15 com o Shandong Luneng.
Vítor Matos é o primeiro treinador português pelo mundo com quem a TSF conversou. Todas as segundas-feiras, antes das 19h, traremos histórias dos vários pontos do globo.