Saiba que ruas e estações de metro vão fechar. PSP prepara a festa do título em Lisboa e no Porto
A PSP já se está a preparar para os possíveis festejos do campeão nacional este sábado em Lisboa. Várias ruas estarão cortadas e as estações de metro do Marquês de Pombal, Avenida, Parque e Picoas serão encerradas. Para a partida do FC Porto contra o Sporting, também estão previstas medidas de segurança.
Corpo do artigo
Este sábado o trânsito da praça do Marquês do Pombal, a partir do cruzamento da avenida da Liberdade com a rua Alexandre Herculano será isolado. Haverá ainda cortes ao trânsito na avenida António Augusto de Aguiar, avenida Joaquim António de Aguiar com rua Castilho, avenida Duque de Loulé e rua Luciano Cordeiro. A rua Braancamp e rua Castilho, avenida Fontes Pereira de Melo e rua Tomás Ribeiro também estarão cortadas ao trânsito, a partir das 17h30 de dia 18.
A PSP informou ainda que estarão disponíveis seis pontos de acesso ao Marquês, abertos a partir das 19h30: a avenida Fontes Pereira de Melo com a rua Tomás Ribeiro, Martens Ferrão, a rua Braamcamp, avenida Joaquim António de Aguiar, avenida da Liberdade e avenida António Augusto Aguiar.
A partir das 18h00, o espaço dedicado às celebrações será esterilizado, o que obrigará ao abandono do local por parte das pessoas que lá se encontrarem, para que, mais tarde, possam voltar a entrar. A PSP assegurará também a vigilância "em diversos pontos de acesso ao local onde irá ser feito o controlo de acessos e revistas de todas as pessoas".
A Polícia de Segurança Pública alertou que as estações de metro do Marquês de Pombal, Avenida, Parque e Picoas estarão encerradas a partir das 18h00, e "os acessos ao interior serão controlados por polícias, sem comprometer no entanto a circulação das carruagens".
Devido aos constrangimentos anunciados, a PSP aconselha a utilização de transportes públicos na deslocação para os festejos. De forma a assegurar a segurança dos adeptos, apela a que estes verifiquem bem se deixaram os veículos trancados e sem nada à vista.
Não estacionar em locais proibidos, e ter especial atenção aos locais que possam dificultar a passagem dos meios de socorro, são outros dos conselhos deixados. A PSP alerta para que as pessoas não tragam consigo objetos valiosos ou grandes quantias de dinheiro.
"Se levar a mala, transporte-a sempre fechada e junto à parte frontal do corpo e com os objetos mais importantes (dinheiro, documentos, telemóvel, etc) distribuídos por locais diferentes e de difícil acesso", pediu ainda a Polícia de Segurança Pública.
Cerimónia de bênção de finalistas agrava condicionamentos
As cerimónias de bênção de finalistas na Alameda da Cidade Universitária, em Alvalade, dificultará ainda mais os acessos, entre as 7h00 e as 18h00 de domingo.
De acordo com a Câmara de Lisboa, "todos os acessos à Alameda da Cidade Universitária serão vedados entre as 7h00 e as 14h30, nomeadamente os que se fazem pelo Campo Grande (faixa Ocidental), Avenida Professor Gama Pinto, Rua Professor Oliveira Marques, Rua Professor António Flores e Rua Professor João Soares."
Possibilidade de festa no Porto também mobiliza PSP
Esta manhã o comando metropolitano apresentou a operação de segurança prevista para o clássico entre o FC Porto e o Sporting, considerado um jogo de alto risco.
São esperados 40 mil adeptos, destes cerca de mil são do Sporting. O subintendente Cardoso da Silva, do comando metropolitano da PSP do Porto, garante que a operação de segurança prevê todos os cenários, até a de o FC Porto ser campeão.
"Traçámos um conjunto de cenários. O policiamento montado para o estádio é o típico de um clássico de um jogo desta envergadura. Estará pensado para dar resposta a qualquer cenário", refere.
Questionado sobre a eventual presença de "casuals" no clássico, a PSP assume que está em alerta: "Esta época já passaram mais de um milhão de adeptos pelo estádio do Dragão. Há muitas probabilidades de haver problemas. Mas a PSP também vai aprendendo e temos que saber lidar com o risco".
As portas dos estádio do Dragão abrem duas horas antes do jogo. O subintendente Cardoso da Silva, do comando metropolitano da PSP do Porto, explica que, a partir das 15h00 de sábado, a PSP reforça a presença nas ruas. "Os adeptos do Porto vão reunir-se no parque da STCP do Bonjoia e dali fazemos o acompanhamento até ao estádio do Dragão".
O comando metropolitano da PSP do Porto promete tolerância zero a quem estacionar na VCI, e apela ao uso de transportes públicos.
FC Porto e Sporting defrontam-se no sábado, às 18h30, no Dragão, em jogo da 34.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com os 'dragões' a precisarem de vencer e esperar por uma derrota do Benfica com o Santa Clara para revalidar o título de campeão nacional.