Depois de se ter qualificado em segundo lugar do grupo B, Portugal vai enfrentar a seleção do Uruguai nos oitavos de final da prova. Os craques do Barcelona e PSG, Cavani e Luis Suárez, estão nas fileiras adversárias.
Corpo do artigo
Com 13 presenças em 21 edições da prova, o adversário de Portugal já "cavou" um historial de respeito nesta competição e venceu por duas vezes, em 1930 e em 1950. O selecionador dos sul-americanos é Óscar Tabárez, ocupando o cargo há 12 anos.
Em 2011 venceu a Copa América e, desde essa altura, conta com um plantel sólido e de qualidade.
O foco das atenções recai sobre Luis Suárez e Edison Cavani que, juntos, já somam 93 tentos pela seleção "La celeste" e apresentam-se como uma das duplas mais goleadoras da prova.
Quatro dos 23 convocados têm ligação ao futebol português, sendo Maxi Pereira, jogador do Futebol Clube do Porto e ex-Benfica, o recordista de jogos pela seleção uruguaia com 126 presenças.
Sebástian Coates, do Sporting, é outro dos nomes que constam nas escolhas finais do selecionador. Já Urreta e Cristián Rodríguez vestiram as camisolas de Benfica e FC Porto no passado.
A seleção portuguesa de futebol soma um triunfo e um empate frente ao Uruguai, que vai defrontar no sábado pela primeira vez num jogo oficial, nos oitavos de final do Mundial 2018.
Portugal bateu os uruguaios por 3-0 a 26 de junho de 1966, no Estádio Nacional, em Lisboa, no penúltimo encontro de preparação para o Mundial de 1966 e empatou 1-1 a 2 de julho de 1972, num encontro da segunda fase de grupos da MiniCopa, no Rio de Janeiro.
O terceiro encontro, e primeiro oficial, entre portugueses e uruguaios, será o dos oitavos de final do Mundial 2018 e está marcado para sábado, pelas 21h00 locais (19h00 em Lisboa), no Estádio Fisht, em Sochi.
O Uruguai chega aos oitavos de final depois de vencer a Rússia, com um contundente triunfo sobre os anfitriões com golos de Luis Suárez, aos 10 minutos, Denis Cheryshev, aos 23, na própria baliza, e Edinson Cavani, aos 90.
O que esperar do Uruguai? Comentadores da TSF analisaram a equipa ao pormenor.
Durante o acompanhamento do jogo entre Portugal e o Irão, Jorge Manuel Rebelo Fernandes, mais conhecido como Silas, analisou o próximo adversário da Seleção Nacional, o Uruguai.
TSF\audio\2018\06\noticias\25\silas_uruguai
TSF\audio\2018\06\noticias\25\silas_2_uruguai
Os comentadores TSF, que assistiram ao jogo que permitiu o apuramento para os oitavos de final analisaram a seleção do Uruguai.
TSF\audio\2018\06\noticias\25\selecao_uruguai