
Direitos Reservados
A seleção portuguesa de hóquei em patins empatou hoje com a Espanha 6-6, permitindo à Itália sagrar-se campeã europeia pela terceira vez. Um dos jogadores italianos foi detido e não participou na festa.
Para a Espanha apenas a vitória interessava para revalidar o título europeu, mas Portugal tornou essa tarefa impossível, conseguindo o empate. No entanto, isso não foi suficiente para os portugueses chegarem ao segundo lugar.
A seleção lusa, apesar de já não ter qualquer possibilidade de chegar ao título, entrou com garra e demonstrou a vontade de não baixar os braços. Em dois minutos, a seleção portuguesa, que se impôs com um jogo rápido e insistente, marcou dois golos, por intermédio de João Rodrigues e de Ricardo Barreiros.
O selecionador Luís Sénica optou, para este último jogo, por não fazer grandes alterações no "cinco", mantendo a equipa mais constante e segura.
Isso não chegou para alcançar o primeiro lugar e a Espanha falhou a conquista do seu oitavo título europeu consecutivo, mas assegurou o estatuto de vice-campeã, ao relegar Portugal para o último lugar do pódio.
Depois do jogo ibérico, a Itália fez a festa, mas o hoquista Massimo Tataranni foi detido alegadamente por se ter envolvido em distúrbios.
O atleta terá sido agredido por seguranças que se encontravam no pavilhão, em Alcobendas, tendo mais tarde sido detido pela polícia local.
Massimo Tataranni não esteve presente na cerimónia de entrega dos prémios, não levantando por isso o troféu continental, que a Itália conquistou pela terceira vez e que não vencia desde 1990.