Madalena Cascais Tomé é nova presidente executiva da SIBS e Vítor Bento 'chairman'

Leonardo Negrão/ Global Imagens
Madalena Cascais Tomé vai ser a nova presidente executiva (CEO) da SIBS e Vítor Bento o presidente do Conselho de Administração da 'holding' responsável pela gestão da rede Multibanco em Portugal, disse fonte financeira à Lusa.
«Terminou, por vontade própria, o ciclo de Vítor Bento à frente da Comissão Executiva da SIBS. Vítor Bento regressa, agora, como 'chairman', com funções mais institucionais, beneficiando do conhecimento que tem do Grupo SIBS e do setor financeiro», disse a mesma fonte, adiantando que já há acordo dos acionistas para ambos os nomes.
Contactada pela Lusa, fonte oficial da SIBS disse apenas confirmar que«"são esses os nomes escolhidos pelos acionistas a propor à assembleia-geral de 20 de abril», que elegerá os novos órgãos sociais da empresa para o triénio 2015-2017, sem adiantar mais pormenores.
A nova CEO da SIBS, até aqui quadro da Portugal Telecom, a desempenhar funções de diretora de operações comerciais, assumirá as funções executivas da empresa «em estreita ligação aos acionistas», disse a mesma fonte financeira, acrescentando que, por sua vez, Vítor Bento vai gerir o relacionamento com estes e «encabeçar o relacionamento estratégico com os demais 'stakeholders [intervenientes] institucionais».
Relacionamento esse, sobretudo, «ao nível das esferas europeias, dadas as atuais exigências do espaço SEPA [Área Única de Pagamentos em Euros]», acrescentou.
A assembleia-geral da SIBS vai ainda reconduzir João Luís Baptista e Luís Flores como administradores executivos.
Vítor Bento liderou a comissão executiva da SIBS durante 14 anos, tendo saído da empresa para assumir por dois meses a presidência executiva do Banco Espírito Santo (BES), em substituição de Ricardo Salgado.
Atualmente, o economista retomou as funções de Conselheiro de Estado, que havia iniciado em 2009, mas que foram suspensas para assumir a liderança do BES.
A nova forma de gestão da 'holding' - que separa as funções executivas de não executivas - pretende responder aos "desafios do futuro", designadamente através do lançamento de novos produtos e serviços, tanto em Portugal como no resto da Europa e em África.
Assim, à equipa de Madalena Cascais Tomé caberá responder, essencialmente, segundo a mesma fonte, a três desafios principais: «nova regulação europeia, excelência operacional e evolução digital».
A SIBS tem como acionistas, entre outros, a Caixa Geral de Depósitos, o Banco Comercial Português, o Banco Santander Totta, o Banco BPI, o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (Portugal), o Banco Internacional do Funchal, a Caixa Económica Montepio Geral, o Banco do Brasil, o Barclays Bank, o Banco Popular Portugal, a Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, o Banco Activobank (Portugal), o Banco BIC Português, o Deutsche Bank (Portugal), o Banco Eletrónico Serviço Total, o BNP -- Paribas, o Fortis Bank e o Novo Banco.