Ministra das Finanças diz que Governo nunca recebeu plano de recapitalização pública do BES
Maria Luís Albuquerque, que está a ser ouvida na Comissão Parlamentar de Inquérito, disse hoje que nunca foi apresentado ao Governo qualquer plano com essas características, e portanto tal cenário nunca foi apreciado.
Corpo do artigo
«Nunca foi apresentado ao Governo qualquer pedido de recapitalização pública pelo BES», seja por acionistas ou pelo Banco de Portugal (BdP), declarou a ministra na intervenção inicial da sua audição na comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES).
«Naturalmente», acrescentou a governante, o executivo «nunca apreciou» uma eventual hipótese de recapitalização pública do BES.
O jornal Público noticiou hoje que o Governo ponderou uma ajuda pública ao BES, hipótese, diz o jornal, levantada por Carlos Costa, governador do BdP.
Nesta audição, a ministra das Finanças responsabiliza a administração do BES pela situação do grupo e do banco, manifestando a convicção de que com o novo regime, que vai entrar em vigor, será mais fácil a actuação do Banco de Portugal.
Maria Luís Albuquerque acusou a administração do BES de ter desobedecido as determinações do Banco de Portugal, uma desobediência que - com a nova lei - ,diz a ministra, poderia levar a retirada de idoneidade uma vez que são reforçados os poderes do supervisor.