O Índice Nacional de Satisfação do Cliente revela que transportes da área metropolitana de Lisboa são avaliados de forma cada vez mais negativa. O gás em garrafa é o serviço que mais satisfaz os portugueses.
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Os transportes públicos das regiões de Lisboa, do Porto e a eletricidade são os serviços que recebem piores notas dos portugueses no Índice Nacional de Satisfação do Cliente.
Este estudo é feito anualmente pelo Instituto Português da Qualidade do Ministério da Economia e pela Universidade Nova de Lisboa. Este ano foram entrevistados 16 mil portugueses.
O gás de garrafa, os seguros e as águas receberam as melhores notas, mas há serviços que são vistos de forma cada vez mais negativa pelos portugueses, com especial destaque para os transportes públicos nas duas áreas metropolitanas. O diretor da Faculdade de Gestão da Informação da Universidade Nova, Pedro Simões Coelho, explica que em Lisboa os indicadores avaliados desceram mesmo bastante no último ano.
Numa escala de 1 a 10, os transportes ainda recebem uma nota média positiva, 6,5 em Lisboa e 6,8 no Porto, mas há cada vez mais clientes descontentes.
Pedro Simões Coelho dá o exemplo dos setores do topo deste ranking, como o gás em garrafa que tem perto de 50% de clientes satisfeitos e 10% insatisfeitos. Nos transportes de Lisboa acontece o contrário com uma relação de 24% satisfeitos contra 35% insatisfeitos.
O especialista explica que os setores dos transportes nas duas áreas metropolitanas, mas também, em menor escala, a eletricidade, "são os únicos onde a percentagem de clientes insatisfeitos ultrapassa os muito satisfeitos".
Nos transportes, a avaliação dos clientes é especialmente baixa na relação qualidade/preço e na má gestão das reclamações.
Quanto à eletricidade, os portugueses dão a este setor uma nota média (6,9) um pouco melhor do que aos transportes, mas na comparação internacional a energia portuguesa surge em último lugar na satisfação dos clientes.