Quase um terço dos 1042 milhões de euros concedidos pelo Estado a empresas no ano passado foram recebidos por 20 entidades. A lista é liderada por duas sociedades da Zona Franca da Madeira.
A Spiering recebeu 36 milhões de euros, e a Farrugia Comércio Internacional e Serviços arrecadou quase 34 milhões de euros. Os benefícios fiscais ao Centro Internacional de Negócios da Madeira foram reduzidos em 80% desde 2011, mas ainda há 13 empresas a receberem mais de 2 milhões de euros.
Entre os 20 e os 30 milhões de euros, surgem a Tertir (empresa de concessões portuárias do Grupo Mota Engil), a Saipem Portugal (de comércio marítimo), o Fundo de Pensões da Caixa Geral de Depósitos e a Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores. Os fundos de pensões e equiparáveis estão isentos de IRC, de acordo com o Estatuto dos Benefícios Fiscais.
A fechar a lista das dez entidades com mais incentivos surgem a EDP (19 milhões), a Portucel (18 milhões), a Altri (13 milhões) e a sociedade mineira Somincor (12 milhões).
No top 50 estão ainda empresas como a Emirates (11 milhões), a Corticeira Amorim (6 milhões), a Autoeuropa, o Pingo Doce e a Sonae Investimentos (3 milhões cada).
Pode conferir a lista completa no Portal das Finanças.