O Ano Internacional das Florestas é o tema central da 28ª Ovibeja, a maior feira agropecuária do sul do país, que arranca esta quarta-feira «imune à crise» e com mais de mil expositores para mostrar «todo o Alentejo deste mundo».
Corpo do artigo
A feira, organizada pela Associação de Criadores de Ovinos do Sul (ACOS), vai decorrer até domingo, no Parque de Feiras e Exposições de Beja.
«Perspectiva-se mais uma grande feira. A Ovibeja está completamente cheia e vai decorrer imune à crise», disse hoje à Lusa o presidente da ACOS, Castro e Brito, referindo que o certame conta com «mais de mil expositores».
Para assinalar o Ano Internacional das Florestas, a alameda central da Ovibeja vai transforma-se numa "Floresta para Todos", através de uma exposição temática e interactiva dedicada ao sector.
A exposição pretende sensibilizar os visitantes para a importância da floresta como «prestadora de serviços ambientais», através do sequestro de carbono e do seu contributo para a qualidade do ar, da água e a preservação da biodiversidade.
Conteúdos multimédia, workshops e experiências científicas para todos, mas sobretudo para os mais novos, são algumas das ofertas ao dispor do visitante para melhor apreender o valor da floresta.
A Ovibeja vai ser destino incontornável de uma "romaria" de políticos, entre líderes partidários e governantes, sobretudo na edição deste ano, marcada pelo clima de pré-campanha eleitoral para as eleições legislativas do próximo dia 5 de Junho.
O certame vai ser também palco de vários colóquios sobre assuntos que marcam "o mundo agrícola", como a gestão e as novas culturas decorrentes do regadio do Alqueva, o orçamento da União Europeia e a Política Agrícola Comum (PAC) após 2013, as estratégias para a valorização do azeite e o sector florestal.
No sábado, serão entregues os prémios do 1º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra "Prémio Ovibeja", que contou com a participação de 40 azeites de todas as regiões produtoras nacionais e mais de 20 por cento dos concorrentes são internacionais.
Também no sábado, a Praça de Touros Varela Crujo, em Beja, será palco da 15ª Grandiosa Corrida de Touros Ovibeja, com seis touros da Ganadaria António Silva Cavaleiros, que serão lidados pelos cavaleiros Tito Semedo, Sónia Matias e João Moura Caetano e pelos forcados amadores de Alcochete e Beja.
A 2ª Mostra de Petiscos Tradicionais do Alentejo, exposições, concursos, e leilões de gado, garraiadas, demonstrações cinotécnicas e equestres, comércio de produtos tradicionais, gastronomia, provas desportivas, artesanato e exposições de empresas e instituições são outras ofertas do certame.
Quanto à «banda sonora» para animar as "ovinoites", os destaques deste ano vão paras as actuações de tunas académicas (quarta-feira) e os concertos dos portugueses Expensive Soul (quinta-feira), BuraKa Som Sistema (sexta-feira) e dos Xutos & Pontapés (sábado).
As "ovinoites" vão prolongar-se madrugada fora com as sessões dos djs portugueses Frederico Barata (quarta-feira), Mikas (quinta-feira), Overule & Mc Virgul (sexta-feira) e Frank Maurel (sábado).