Fazer pagamentos sem precisar de código PIN ou poder receber moedas quando levanta dinheiro. Ainda não há um prazo concreto para a entrada em funcionamento mas são algumas das soluções que estão a ser estudadas pla SIBS, gestora das redes Multibanco. 30 anos depois, as novidades estão sempre a sair.
Corpo do artigo
Há trinta anos servia para fazer levantamentos e pouco mais. Hoje, já pode fazer noventa operações nos mais de treze mil terminais à disposição dos bancos, espalhados pelo país. A primeira caixa multibanco foi instalada no centro de Lisboa, no Rossio há precisamente trinta anos. Fazia parte de um lote de nove, que ocuparam vários pontos da capital e da cidade do Porto.
Antes, era ao balcão de um banco que se faziam todas as operações, como por exemplo, levantar o ordenado. Actualmente, são realizadas cada mês mais de 70 milhões de operações. A directora de comunicação da SIBS, Maria Antónia Saldanha, faz um balanço positivo, sublinhando que a evolução tem sido uma constante.
O objectivo da rede MB continua a ser facilitar a vida aos portugueses, por isso vai introduzir (ainda sem data prevista) caixas multibanco com moedas. Maria Antónia Saldanha destaca ainda outro desafio do Multibanco, o pagamento sem PIN em qualquer sítio, tal como já acontece nas portagens.
No ano de lançamento da rede existiam 469 mil cartoões, hoje em dia há cerca de 19 milhões em circulação.