
Hipermercados
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Cerca de 80 por cento dos produtos hortofrutícolas disponíveis nas grandes superfícies são produzidos em Portugal, segundo dados da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).
A APED salienta que as empresas de distribuição trabalham com mais de 8000 agricultores e organizações setoriais, mas aponta ainda alguns problemas ao setor, nomeadamente a disponibilidade de produtos nacionais durante todo o ano decorrente da sazonalidade da produção.
Os distribuidores consideram também que é necessário que ambos os setores melhorem a eficiência das suas estruturas para fazer face às exigências do mercado e promover parcerias que garantam o escoamento com continuidade de oferta ao consumidor.
De acordo com a APED, a escolha de parceiros nacionais tem algumas vantagens: melhor conhecimento das preferências dos consumidores portugueses, frescura dos produtos devido à logística dos transportes e menos custos ambientais.
A produção e a distribuição têm mantido relações tensas que pioraram em maio, devido às promoções de uma grande cadeia de hipermercados.
Na altura, os agricultores questionaram as elevadas margens da distribuição e queixaram-se de estar a pagar os descontos oferecidos aos clientes e a ministra da Agricultura admitiu ser necessário regular as relações contratuais na cadeia alimentar.