À TSF, o professor Crespo de Carvalho revela que o livro contribui para transformar a sociedade e o futuro do país
Corpo do artigo
O livro "85 Vozes pela Liderança – O mundo mudou. A Liderança também" foi lançado pelo ISCTE Executive Education como ponto de referência para ajudar a mudança de paradigma, criando lideranças justas, simples e preocupadas. À TSF, o professor Crespo de Carvalho, presidente deste programa de formação de executivos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, revelou ainda que o livro contribui para transformar a sociedade e o futuro do país.
Com a revolução tecnológica e o advento da Inteligência Artificial, os desafios aumentam para os líderes, desde o momento em que é preciso determinar o que fica para o Homem fazer e o que fica para a máquina executar.
O livro conta com depoimentos de dirigentes das principais empresas e instituições do país, como a IBM e a Corticeira Amorim, uma vez que o ISCTE Executive Education encara a obra como um instrumento no caminho das empresas e colaboradores para o sucesso. Não pretende ser cartilha, mas pode ser inspirador nomeadamente para decisores, até políticos, na hora da tomada de decisões.
Opiniões que, de alguma forma, podem servir de inspiração para quem tem responsabilidades de topo numa equipa, numa altura em, é frequente o poder conferido às pessoas, ser exercido em proveito de interesses próprios e não de valores humanistas, ou democráticos.
Criar uma cultura de confiança e de respeito pode ser uma tarefa árdua, até para países com graves constrangimentos no funcionamento das instituições, seja na saúde, ou na justiça. Estas dificuldades são agravadas pela manipulação dos novos meios de difusão de mensagens, como as redes sociais, tantas vezes utilizadas por líderes, ou por quem tem aspirações a sê-lo, para fazer chegar conteúdos aos utilizadores (nem sempre verdadeiros) por mais credíveis que possam parecer.
À TSF, o professor Crespo de Carvalho lança um olhar crítico sobre os líderes que os europeus foram elegendo e que, por falta de habilidade ou capacidade de gestão, não contribuíram para o fortalecimento do projeto europeu, tendo a sua conduta contribuído para a degradação das estruturas institucionais supranacionais.
Também a fatura de atuação dos líderes pode servir de reflexão a quem vai ler o livro "85 Vozes pela Liderança – O mundo mudou. A Liderança também", que reúne as vozes de 85 protagonistas, desde dirigentes, empresários, gestores, cientistas e até ex-políticos.
