A mais antiga fábrica de cimento do mundo em atividade está a funcionar com tecnologia sem fios. O processo vai repetir-se em Souselas e Loulé, e o presidente do grupo Cimpor garante manutenção dos postos de trabalho.
Corpo do artigo
A Cimpor desfez, de forma indireta, quaisquer dúvidas que pudessem existir sobre a desvalorização ou mesmo a deslocalização da fábrica de cimento de Alhandra, às portas de Lisboa.
O grupo, controlado por capitais de Taiwan, anunciou a modernização tecnológica da fábrica, lembrando que é a mais antiga do mundo, a funcionar no mesmo local à 130 anos. O presidente da Cimpor chegou mesmo a dizer que daqui a 100 anos, outros virão falar de novas modernizações na fábrica no concelho de Vila Franca de Xira.
As intenções foram anunciadas durante a cerimónia de assinatura do acordo entre a Cimpor e a Vodafone, que transforma a fábrica de cimento de Alhandra, numa fábrica sem fios, e com ligações entre todos os sistemas utilizando uma plataforma 5G. A operadora de comunicações desenvolveu os sistemas, em parceria com a SAP e a Ericsson, e a Cimpor, acredita que esta fábrica, além de passar a ser a mais avançada do grupo, presente em 14 países, será também uma das mais avançadas do mundo, só com paralelo em algumas fábricas de cimento da China.
A tecnologia 5G (neste caso, uma rede privada chamada MPN 5G SA) vai ter impacto nos sistemas de telemetria das diversas máquinas, na utilização de drones , na eficiência energética e na medição de todo o tipo de emissões, um dos temas mais sensíveis da operação de uma fábrica de cimento. Além disso, a gestão de matérias primas e a logistica necessárias à operação dentro da fábrica e à gestão comercial, fica também simplificada.
O presidente da Cimpor Global, Suat Calbiyik, garantiu que não haverá redução de pessoal, na operação da fábrica de Alhandra, por causa de todo o processo de automação que agora avança.
Cimpor e Vodafone, anunciaram que o próximo passo é utilizar a mesma plataforma para gerir as fábricas de Souselas e de Loulé, um processo que acontecerá nos próximos meses.