Foram hoje conhecidos os vencedores do Prémio Douro Empreendedor, que visa distinguir projectos ou empresas que apostem na competitividade e no desenvolvimento daquela região.
Corpo do artigo
Dos 18 finalistas a concurso, o júri seleccionou como vencedores as seguintes empresas:
A Tea Port (na categoria Novas Empresas), a Solicel e a DUORUM Vinhos, SA (na categoria Empresas que fazem o Douro ) e a Néctar da sabedoria (na categoria Douro, uma Boa Região para Investir).
Na gala do Prémio Douro Empreendedor foi ainda eleito como Personalidade do Douro Paul Symington, da empresa Douro Family Estate.
O júri justificou esta escolha pelo trabalho que este empresário português de origem inglesa tem desempenhado na promoção da região e dos produtos durienses, nomeadamente na internacionalizaçao do vinho do Porto.*
O Prémio Douro Empreendedor foi organizado pela Rede EmpreenDouro, entidade que envolve 26 instituições públicas e privadas e conta com o envolvimento direto da Estrutura de Missão Douro/Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
Sobre Paul Symington
Paul Symington nasceu no Porto, em Massarelos, a 6 Dezembro de 1953. Licenciado em gestão pela Universidade de Westminster (Londres), Paul Symington passou pelo sector da banca em Paris, mas rapidamente regressou a Portugal para ingressar na empresa familiar de vinho do Porto.
É atualmente Presidente do Conselho de Administração da Symington Familly Estates, a maior proprietária de vinhas no Douro e a maior produtora de Vinhos do Porto das categorias "premium", com marcas como Graham"s ou Dow"s.
Paul Symington foi "Homem do Ano" da revista Decanter em 2012. Paul Symington tem o mérito de ajudar a empurrar o Douro e o vinho do Porto para o lugar onde deve estar: na primeira linha dos vinhos mundiais.