Zona Euro não foge à regra, crescendo no primeiro trimestre menos três décimas do que no trimestre anterior.
Corpo do artigo
Ainda não é desta que as principais economias do mundo travam a desaceleração do PIB. O crescimento económico dos países que pertencem à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) voltou a baixar o ritmo, pelo terceiro trimestre consecutivo. No primeiro trimestre, o PIB aumentou 0,5%, de acordo com estimativas provisórias.
No conjunto da Zona Euro e da União Europeia, o PIB cresceu 0,4% (contra 0,6% e 0,7%, respetivamente, no trimestre anterior). Há ainda várias potências europeias a baixar o ritmo, com França (menos 4 décimas) e Alemanha (menos 3 décimas) a crescerem 0,3%, e o Reino Unido a crescer 0,1% (contra 0,4% do final do ano passado).
Os EUA também tiram o pé do acelerador, mas de forma mais contida, passando de 0,7% para 0,6%. No entanto, entre as sete maiores economias da organização (as únicos em que a OCDE dá detalhes nesta nota enviada às redações), é o Japão que surge pior na fotografia, com uma contração de 0,2% no primeiro trimestre do ano.
Comparando com o mesmo período do ano anterior, o conjunto dos 35 países que compõem a OCDE (economias mais avançadas e algumas emergentes) tiveram um crescimento de 2,6% de janeiro a março.