A actividade económica, o sentimento económico e o consumo privado voltaram a cair em Julho, em termos homólogos, bem como a confiança dos consumidores.
Corpo do artigo
O indicador de conjuntura do Banco de Portugal (BdP), que mede a actividade económica teve um recuo de 1,6 por cento em Julho, face a igual mês do ano anterior, estando em regressão há sete meses consecutivos.
Também o indicador que mede o sentimento económico sofreu nova diminuição, passando dos 84,6 pontos em Junho para os 83,7 pontos em Julho.
No que diz respeito ao consumo privado, é de registar uma nova variação negativa em Julho, em termos homólogos, de 3,4 por cento no mês em análise, contra os 3,1 por cento verificados em Junho.
Também o indicador que mede a confiança dos consumidores aponta para uma quebra entre Junho e Julho, passando dos -48,2 pontos para os -50,2 pontos, respectivamente.
Na terça-feira, a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que o Produto Interno Bruto (PIB) português diminuiu 0,9 por cento em volume no segundo trimestre, face igual período de 2010, e teve uma variação nula em relação aos primeiros três meses do ano.
De acordo com a estimativa rápida do INE, desde o segundo trimestre de 2010 que a economia portuguesa tem vindo a abrandar o seu crescimento. Há precisamente um ano, o PIB tinha crescido 1,4 por cento.