
Aeroporto da Portela
O tráfego de passageiros no aeroporto de Lisboa cresceu seis por cento nos dois primeiros meses deste ano face a igual período de 2011 e a infraestrutura vai contar com 10 novas rotas este ano.
Corpo do artigo
Em entrevista à Lusa, o diretor do aeroporto de Lisboa afirmou que as previsões para este ano apontam para um crescimento de tráfego de 0,8 por cento em relação a 2011, ano em que passaram pela infraestrutura 14,5 milhões de passageiros (mais 5,1 por cento do que em 2010).
«Prevemos para este ano um crescimento de 0,8 por cento e, felizmente, estamos a crescer acima deste número», disse João Nunes, adiantando que em janeiro e fevereiro foi registado um crescimento acumulado de seis por cento.
O responsável afirmou que este crescimento beneficiou do facto de o mês de fevereiro ter tido mais um dia este ano e também do facto do carnaval ter sido em fevereiro.
O diretor do aeroporto disse ter «expetativas» em relação à abertura da base da easyJet em Lisboa, anunciada para abril, e ao início da operação da companhia Emirates que, a partir de 09 de julho, vai ligar com um voo diário Lisboa ao Dubai.
A companhia de baixo custo ('low cost') easyJet já anunciou que vai abrir cinco novas rotas a partir de Lisboa: Amesterdão, Copenhaga, Bordéus, Veneza e Astúrias.
Além destas ligações, «há perspetivas de cinco novas rotas a operarem pela primeira vez este ano» no aeroporto de Lisboa, avançou João Nunes.
De acordo com o responsável, a Transavia vai lançar duas rotas e a TAP, a 'low cost' bmibaby e a Emirates vão lançar cada uma uma nova rota.