Aeroporto de Lisboa atinge todos os limites. Governo decide sobre Montijo este ano
O aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, tem capacidade para receber 22 milhões de passageiros anualmente mas, em 2017, ultrapassou os 26 milhões.
Corpo do artigo
Foram ultrapassados todos os quatro fatores que permitem desencadear uma solução alternativa para o aeroporto de Lisboa, com a construção de um outro aeroporto. O Jornal de Negócios adianta que já foi criada a comissão que vai renegociar o contrato de concessão com a ANA, aeroportos de Portugal, depois de terem sido batidos, em 2017, todos os critérios para avançar para um novo aeroporto.
No último ano, passaram pelo Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, cerca de 26,7 milhões de passageiros e houve cerca de 200 mil movimentos. O limiar de capacidade do aeroporto de Lisboa era de 22 milhões de passageiros e de 185 mil movimentos.
TSF\audio\2018\03\noticias\26\nuno_serra_fernandes_7_00h
O aeroporto bateu ainda outras metas, como o 30.º dia de maior procura, acima dos 80 mil passageiros, e o 30.º dia mais movimentado, com um número superior a 580 movimentos.
Verificados os fatores de capacidade, está dado o passo para desencadear o processo para o aumento de capacidade do aeroporto da capital portuguesa, que pode passar pela instalação de um aeroporto no Montijo.
O Jornal de Negócios avança que já foi criada uma comissão de renegociação do contrato de concessão com a ANA Aeroportos de Portugal. O despacho da unidade técnica de acompanhamento de projetos que constitui a comissão foi publicado na última sexta-feira em Diário da República.
O jornal conta ainda que a ANA Aeroportos já terá comunicado formalmente ao Governo a verificação dos fatores de capacidade e que o estudo de impacto ambiental do novo aeroporto está quase pronto, podendo entrar em consulta pública no próximo mês.
Decorrido o prazo de 60 dias para consulta pública e posterior declaração por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), só é esperada uma decisão do executivo de António Costa no segundo semestre deste ano.