Aeroporto: Marcelo "feliz por decisão" com "apoio dos principais partidos" espera confirmação do "arranque"
O chefe de Estado recusou comentar o debate desta manhã pedido pelo Chega, dizendo apenas ter uma "posição muito aberta" sobre a democracia
Corpo do artigo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se satisfeito com o facto de já haver uma decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa. Agora espera "que se confirmem as obras" no atual aeroporto e o "arranque do futuro" para ainda poder vê-lo e utilizá-lo como cidadão.
"Fiquei feliz pela decisão. Já passaram mais de 50 anos em democracia pelo arranque do processo, tem o apoio dos principais partidos, acho que isso é promissor e todos esperamos que se possa concretizar. Com esta decisão, que envolve os dois principais partidos portugueses, uma comissão técnica independente e um longo processo de maturação tem todas as condições para ter sucesso", explicou Marcelo.
Sobre o debate desta manhã pedido pelo Chega, que o acusou de traição à pátria pelas declarações proferidas sobre as ex-colónias, o chefe de Estado recusou comentar e disse apenas ter uma "posição muito aberta" sobre a democracia.
"A democracia deve admitir a liberdade de expressão de pensamento, a liberdade de iniciativa, mesmo relativamente a órgãos de poder, iniciativa em relação a órgãos de soberania, tudo isso cabe em democracia", defendeu o Presidente da República.
Marcelo mostrou-se também satisfeito com o facto de o Governo estar a preparar cursos sobre crioulo e tétum e revelou que o comunicado que o Executivo enviou logo a seguir às suas declarações contou com sugestões do próprio presidente.
"O comunicado do Governo que saiu logo a seguir a declarações minhas sobre essa matéria foi-me submetido, concordei e até fiz sugestões sobre esse comunicado que foram aceites pelo Governo. Há uma sintonia total", acrescentou.