Os aeroportos portugueses registaram o maior crescimento de sempre em 2015, com um crescimento de 11% face ao ano anterior, totalizando quase 39 milhões de passageiros.
Corpo do artigo
Segundo dados divulgados hoje pela ANA - Aeroportos de Portugal, utilizaram 38,9 milhões de passageiros utilizaram os aeroportos nacionais no ano passado.
A maior subida percentual foi registada nos Açores (+25,7%) chegando a 1,6 milhões de passageiros, no ano da liberalização das ligações aéreas para este arquipélago.
O Aeroporto de Lisboa ultrapassou a barreira dos 20 milhões de passageiros (+10,7%) e o Aeroporto do Porto atingiu 8,1 milhões de passageiros (+16,7%).
Em Faro, o crescimento foi de 6,4%, para os 6,4 milhões de passageiros e na Madeira atingiu-se a marca de 2,7 milhões de passageiros (+6,3%).
Segundo a ANA, "o crescimento sustentado de passageiros dos últimos anos resulta da atratividade dos aeroportos da rede e do esforço de captação de novas rotas e companhias aéreas".
"Por outro lado, os últimos dois anos foram marcados por um forte crescimento do tráfego low cost [de baixo custo], principalmente em 2015, ano em que o crescimento das companhias low cost foi bastante superior ao registado no segmento tradicional", refere ainda a gestora aeroportuária, detida pelo grupo francês Vinci.
O presidente da Vinci Airports fez hoje um balanço dos dois anos de gestão dos aeroportos portugueses, realçando o crescimento geral, mas em especial do Aeroporto de Lisboa.
"Os aeroportos portugueses, incluindo Lisboa, são atualmente aeroportos de referência na rede da VINCI Airports, que foi recentemente ampliada com a concessão dos aeroportos de Kansai e Osaka, no Japão, e a aquisição de seis aeroportos na República Dominicana, depois do aeroporto de Santiago do Chile", afirmou Nicolas Notebaert.