O grupo de trabalho criado pelo governo detetou mais de 125 mil veículos da Volkswagen afetados pela fraude. São mais 8 mil do que o número inicialmente avançado. Conheça o relatório.
Corpo do artigo
No total são 125.491 veículos em Portugal equipados com dispositivos que manipulam os dados quanto à emissão de poluentes.
Segundo o relatório preliminar apresentado pelo grupo de trabalho existem 102.140 mil veículos das marcas Volkswagen, Audi e Skoda e mais 23.351 da marca Seat.
A 15 de outubro, no final de uma reunião do grupo de trabalho, o ministro da Economia, Pires de Lima afirmava que eram "117 mil veículos com motores que precisam de ser corrigidos, ao nível do software e dos componentes dos motores".
Estes números hoje apresentados não contabilizam os automóveis importados diretamente pelos proprietários. Por esta razão, o grupo de trabalho admite que o valor final de veículos afetados seja residualmente maior.
O grupo de trabalho garante que vai continuar a acompanhar a atuação das autoridades a nível europeu e a nível nacional, junto das empresas do grupo SIVA e Seat Portugal com vista à resolução técnica das anomalias dos veículos em causa.
Um conjunto de respostas sobre o problemas vão ficar disponíveis no portal: do consumidor.
A recolha dos veículos afetados está prevista começar em janeiro de 2015, com a garantia de que a marca irá reparar o problema, chamando as viaturas às oficinas.