Agora é possível carregar o cartão Andante com a Via Verde: "Próxima etapa será o MB Way"
O presidente da Transportes Metropolitanos do Porto mostra-se satisfeito com a parceria com a Via Verde, que já conta com 1,9 milhões de utilizadores registados e ativos, mas traça planos para o futuro
Corpo do artigo
A partir desta sexta-feira já é possível carregar os títulos e passes Andante através da aplicação da Via Verde, uma medida que procura "aproximar o cidadão" dos transportes públicos.
A parceria entre a Via Verde e os Transportes Metropolitanos do Porto, que foi apresentada esta-feira na estação de metro do Campo 24 de Agosto, surgiu com o propósito de facilitar a compra de viagens para os utilizadores dos transportes públicos.
O CEO da Via Verde, Eduardo Ramos, explica como funciona o carregamento nesta aplicação: através do contactless, a ferramenta replica o cartão Andante, e disponibiliza digitalmente a funcionalidade de carregamento.
"Isto é um caminho de desmaterialização da experiência de utilização do transporte público", assinala.
O presidente da Transportes Metropolitanos do Porto, Marco Martins, avança ainda que a parceria pretende "aproximar o Andante do cidadão" e tornar a sua utilização "mais fácil". Destaca igualmente a importância deste passo ao referir que a aplicação da Via Verde conta já com 1,9 milhões de utilizadores registados e ativos.
"Queremos que as pessoas que usem transportes públicos recorram ao andante porque é o título mais barato, que nos permite andar no metro, comboio, autocarro e mudar sem grande custo", aponta, acrescentando que o carregamento é válido para todos, incluindo para quem usufrui do passe gratuito.
Apesar da satisfação com a situação atual, Marco Martins traça já planos para o futuro: "A próxima etapa será o MB Way poder disponibilizar este serviço." A ambição é que não haja "nenhuma desculpa" para que os cidadãos não utilizem transportes públicos de forma "regular e com um título válido".
