É um alerta da hotelaria e da restauração. A associação que representa o setor diz que há estabelecimentos em risco de fechar, principalmente nas zonas históricas.
Corpo do artigo
No dia em que a Associaçao dos Inqulinos Lisbonenses organiza uma concentração para exigir a revogação da nova lei das rendas, a AHRESP diz que há hoteis e restaurantes em risco de fechar porque também a eles os senhorios estão a pedir rendas consideradas excessivas.
Uma situação, diz Ana Jacinto, secretária geral da associação, que este exagero pode vir ditar o fim de muitos negócios, embora não adiante números.
A secretária geral da AHRESP acusa ainda os senhorios de pedirem rendas incomportáveis sobretudo se os hotéis ou restaurantes se situam em zonas históricas ou em zonas de grande movimento.
À TSF, Ana Jacinto diz acreditar que as rendas excessivas pedidas têm como objetivo levar o inquilino a não pagar a renda para depois ser acionado o despejo com vista a abertura de um negócio diferente.
«Nas zonas mais emblemáticas, zonas histórias e com mais moviemento, os senhorios estão a aproveitar para fazer aumentos de renda não porque elas estejam desajustadas mas para provocar depois o despejo. O arrendatário não consegue não consegue acompanhar o aumento da renda e [os senhorios] têm ali a oportunidade de fazer outro negócio», denuncia Ana Jacinto.